Cerca de 40 municípios da Bahia estiveram representados no IX Encontro Estadual da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia), realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Centro de Cultura de Porto Seguro. Durante os dois dias, secretários de educação, professores, membros de conselhos municipais e gestores de educação participaram de palestras, debates e discussões sobre o tema central “Planejando a Educação Municipal – prioridades para uma educação de qualidade”.
Durante a solenidade de abertura, em nome da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o chefe de gabinete, Josemar Siquara, deu as boas vindas aos participantes. “Temos a honra de receber vocês em Porto Seguro, que é uma cidade para todos, é uma cidade para viver e ser feliz”, afirmou. “Essa reunião começa aqui e os resultados dela se estendem até nossos municípios, planejando e buscando os caminhos para uma educação de qualidade”, salientou, a presidente da Uncme-BA, Gilvânia Nascimento.
O secretário de Educação de Porto Seguro, Miguel Ballejo, falou do seu carinho e respeito pelos conselhos de educação, lembrando sua participação efetiva, como vereador, para a criação do conselho de Porto Seguro, em 1998. “No Brasil, a Constituição garante o direito à educação gratuita, mas ela não é clara quanto à garantia do acesso, permanência, e principalmente do sucesso do aluno na escola”, observou. Ballejo considerou oportuno o tema do encontro. “Espero que após esse encontro não saiamos sozinhos nessa busca por uma educação de qualidade em nosso país”, concluiu.
O evento contou ainda com a participação dos índios da tribo Pataxó, que fizeram uma apresentação de boas vindas. Estiveram presentes também, o representante do MEC, Geraldo Grossi Junior; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Luzia Fernandes de Souza; e a superintendente de Educação de Porto Seguro, Vitória Alda.
Fonte: Ascom da prefeitura