Porto Seguro se prepara contra a dengue

Porto Seguro se prepara contra a dengue
Kit contra a dengue. Foto: divulgação
A Secretaria de Saúde de Porto Seguro está preparando a munição para intensificar o combate à dengue. Os Agentes de Combate a Endemias já receberam os kits com o material necessário para a eliminação de focos do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença. Com a aproximação do verão, o clima e a temperatura se tornam favoráveis ao surgimento de novos focos do mosquito. Daí, a necessidade de prevenir novos casos.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Márcia Quaresma, os números deste ano estão muito menores que o ano passado. Até setembro de 2009 foram confirmados 981 casos de dengue e seis óbitos. Em 2010, até o referido mês, foram registrados 63 casos e nenhum óbito, afirmou. Segundo Messias Boaventura, secretário de Saúde do município, a redução se deve ao intenso trabalho de prevenção e combate aos focos, desde agosto de 2009: Vamos continuar sendo exemplo para outros municípios que passam por problemas semelhantes com a dengue. É um esforço conjunto que envolve toda a comunidade. Em reunião com os Agentes de Combate a Endemias, Boaventura elogiou o trabalho e a determinação desses profissionais, ressaltando a importância da parceria e o comprometimento do governo Abade com a promoção da saúde dos portossegurenses.

Medida que deu certo vai ser aplicada de novo

As ações desenvolvidas deram certo e vão se repetir. A Secretaria de Saúde está preparando o Projeto Verão 2010, com início em novembro, quando serão realizados mutirões nos bairros, agendamento com moradores para visitas a domicílios, abertura de casas encontradas fechadas e terrenos abandonados, em parceria com a Promotoria e a Polícia Militar. Durante 24 horas, os agentes vão realizar bloqueio, com identificação de criadouros, eliminação de possíveis focos e aplicação de inseticida.  A equipe de Educação Popular em Saúde, formada pelos próprios Agentes de Combate a Endemias, vai realizar panfletagem e palestras nas escolas públicas e privadas e nas empresas. O objetivo é conscientizar a parcela da população que ainda deixa criadouros do mosquito em casa, e também levá-la a nos ajudar com informações sobre novos focos. Não é fácil, mas vamos conseguir. O desafio é alcançar mais uma vitória contra o mosquito, informou o Coordenador de Combate a Endemias, Alcântara Pereira.

Fonte: Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui