O Trevo do Cabral está decorado com bandeiras em cor-de-rosa. A ornamentação faz parte do lançamento oficial da segunda edição do Porto Seguro Rosa: uma atitude de peito, realizado na quarta-feira, 01/10, na Câmara de Vereadores. A abertura do importante projeto que visa alertar sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, que já matou em 2013, no Brasil, 12.705 mulheres. A mobilização contou com a presença da prefeita do município, Cláudia Oliveira, da secretária de Saúde, Edna Alves, do presidente do legislativo, Paulo Onish, do médico referência no tratamento de mastologia, Hugo Cedro, da diretora do Programa Saúde da Mulher, Rúbia Pignaton, além da participação de vereadores, representantes da sociedade civil, a Associação Ciranda da Vida e servidores da saúde.
Um dos momentos que gerou grande emoção durante o lançamento oficial do evento, foram os depoimentos e experiências de mulheres vitoriosas na luta contra o câncer de mama. Luciene Mendes dos Santos e Maria D’Ajuda Almeida, diagnosticadas com a doença, recebem tratamento através do Sistema Único de Saúde, SUS, e sentem-se felizes por estarem prosseguindo na luta em defesa da vida. “Foi através do auto exame, após a Campanha do Porto Seguro Rosa, que procurei a unidade de saúde e descobri que estava com câncer de mama. Estou lutando para viver, não será o meu fim. Quero dizer que o auto-exame e a mamografia são muito importantes. Agradeço o apoio de todos os profissionais da saúde que tanto tem me ajudado nessa batalha. A vida continua. Mulheres tenham decisão de peito, façam a mamografia”, afirma Luciene Mendes.
Entre as inúmeras ações relevantes apresentadas ao público pela gestora da saúde, destaque para os avanços obtidos durante o mês de outubro de 2013, após a implantação do Porto Seguro Rosa. A sensibilização das mulheres quanto à importância de realizarem o auto exame e a mamografia contabilizou 1.006 exames de rastreamento, sendo a média dos outros meses 256 exames. De janeiro a dezembro de 2013, conforme indicadores do SISREG, Sistema de Regulação, 3.781 mamografias foram realizadas entre as mulheres na faixa dos 40 anos. Em 2014, até o mês de setembro, foram registradas 2.848 mamografias de rastreamento.
“O cuidado, acolhimento e engajamento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro, pela preservação da saúde da mulher, acontece durante todo o ano, mas o Projeto Porto Seguro Rosa comprova que a mobilização social difundida é o fator responsável para o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura das mulheres acometidas por grave problema de saúde”, esclarece.
A meta para o mês de outubro, repetindo o grande sucesso do Programa Porto Seguro Rosa, é realizar até 2000 exames, considerando a ampliação ao acesso com o credenciamento de mais um mamógrafo no município.
Com foco no engajamento social, a expectativa é reunir 3 mil pessoas na Caminhada na luta pela vida, que acontecerá dia 10 de outubro, às 8h, nas principais avenidas de Porto Seguro. O evento marcará a realização da Feira da Mulher, quando serão oferecidos USG mamárias, orientações técnicas para o autoexame das mamas, encaminhamentos para realização de mamografia, testes rápidos de HIV, Síflis, Hepatites B e C, avaliação odontológica e palestras educativas voltadas para o tema.
Fonte: Ascom da prefeitura