Porto Seguro registra média de vacinação de idoso acima da estadual e nacional

Porto Seguro registra média de vacinação de idoso acima da estadual e nacional
Foto: Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro
Como em todo o país, gestantes são o grupo que precisam de mais adesão.

O dia “D” de Vacinação contra a influenza em Porto Seguro confirmou uma tendência já experimentada pelo município no ano passado. Os idosos são o grupo prioritário mais presente nos postos de saúde para se prevenir contra a gripe. A campanha deste ano teve início há uma semana, e ao final do Dia Nacional de Vacinação, sábado, 30, a Secretaria de Saúde do Município registrou os números parciais da imunização: 1.611 crianças de seis meses a menos de dois anos, 569 profissionais de saúde, 507 gestantes e 2.446 idosos. O total de idosos vacinados corresponde a 57,95% deste grupo prioritário a ser imunizado. Percentual superior às médias estadual (24%) e nacional (26%). As gestantes são o grupo prioritário que apresenta menor comparecimento aos postos de saúde. De acordo com a coordenadora de Imunização, Helayne Sampaio, este comportamento é observado em todo o território nacional. “A vacina é segura e indicada em qualquer momento da gestação. Portanto, as gestantes deverão procurar a unidades de saúde, dessa forma, garantindo a sua saúde e do seu bebê”, explicou. Jaqueline da Mota, grávida de quatro meses, conhece os benefícios da imunização: “As grávidas não podem tomar qualquer medicamento. Mas a vacina me assegura proteção. Por isso acho importante me prevenir”, declarou.

A vacina é trivalente. Protege contra três tipos de vírus da gripe, inclusive o H1N1. No Brasil, esperam-se vacinar cerca de 29,8 milhões de pessoas. Em Porto Seguro, a previsão é de cerca de 16 mil pessoas. A vacinação na zona rural inicia esta semana e, nas aldeias, vai cumprir um cronograma específico.

A Campanha Nacional vai até o dia 13 de maio. As pessoas deverão comparecer aos postos de saúde, de 8 horas da manhã até às 17 horas, com o cartão de vacinação. As crianças devem tomar duas doses: uma agora e outra dose após 30 dias.

Fonte:Alexandra Soares/Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui