Membros do poder público e sociedade civil que atuam em prol dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Seguro e Costa do Descobrimento participaram da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada, nesse final do mês de abril, em Salvador. O evento contou com a presença dos delegados eleitos nos 27 territórios de identidade da Bahia. Dos cinco representantes de Porto Seguro – Déa Araújo, Renata Ribeiro, Rosinaldo Santos, Suelen Lacerda e Ubiraci Martins – três foram eleitos delegados e irão representar o Sul da Bahia na etapa nacional.
Rosinaldo Santos, delegado representante da Superintendência da Pessoa com Deficiência de Porto Seguro e suplente da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência ressalta que o município aprovou recentemente leis importantes que beneficiarão a população com algum tipo de deficiência, TEA (Transtorno do Espectro Autista), mobilidade reduzida, e a sociedade em geral, “porque ajuda na compreensão da importância da inclusão e do pertencimento”. Entre as conquistas, ele cita o Selo Porto Acessível, Cordão Porto Seguro e o Banco Municipal de Materiais Ortopédicos.
Ele destaca também que um anseio das pessoas com deficiência em Porto Seguro foi reforçado na Conferência e, entregue ao Ministro Silvio Almeida (MDHC), a Felipe Freitas, Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), e ao vice-governador Geraldo Júnior. Durante o evento, a comitiva recebeu a boa notícia de que em breve Porto Seguro será contemplado com aquele, que deverá ser o maior dos projetos da Costa do Descobrimento na área da inclusão, acessibilidade, reabilitação e garantia de direitos.
Tudo isso será possível através da construção de 16 novos centros de reabilitação especializados na Bahia , ofertando serviços fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, como o desenvolvimento de próteses personalizadas. Os delegados representantes de Porto Seguro aproveitam para agradecer à gestão municipal, nas pessoas do prefeito Jânio Natal e do vice Paulinho Tôa Tôa, “pelo apoio de sempre”.