Porto Seguro receberá a Tocha Olímpica

No empenho por esta conquista, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, desde o mês de janeiro, vinha discutindo com o Comitê Olímpico 2016 a passagem do revezamento da tocha olímpica para o município. O assunto foi respaldo pela assinatura de um termo de confidencialidade, em que a Prefeitura se comprometeu em manter a novidade em sigilo.

Em meados do mês de fevereiro, a Prefeitura indicou o chefe de Gabinete, Josemar Siquara, como seu representante oficial junto ao Comitê Rio 2016, que a partir daí tornou-se o interlocutor nos trâmites para que Porto Seguro seja palco deste grande acontecimento esportivo mundial.

Em uma reunião entre o Executivo e o Comitê, em maio, foi apresentada a proposta para a vinda da tocha olímpica para a cidade. Isso constitui Porto Seguro como “Cidade Celebração das Olimpíadas 2016”, com a passagem da tocha por mãos de 32 cidadãos, que estarão caminhando com a tocha em direção à Passarela do Descobrimento, onde será acesa a pira olímpica, ato seguido de evento cultural e shows. “Porto Seguro foi escolhida por conta de sua situação histórica, sendo o berço do descobrimento do Brasil”, explica o chefe de Gabinete.

A data em que o município receberá a tocha ainda não está definida. Esse acerto deve acontecer nos próximos 30 dias.

Organização

A Prefeitura se responsabilizou em preparar o circuito, cuidar da segurança, organizar o trânsito e promover a maior festa cultural do Brasil para o ato de acender a pira olímpica, já que Porto Seguro tem a tradição em realizar eventos de grande porte, como o melhor Carnaval, São João Elétrico, comemoração da Semana do Descobrimento e festas populares.

Devido a grandiosidade do evento, a prefeitura está organizando uma força tarefa, composta por secretários municipais, entidades esportivas, Conselho de Esporte, ONG’s e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), para atuar junto ao planejamento e execução das atividades.

No próximo dia 17, o município receberá novamente a visita técnica da gerência regional do Comitê Olímpico. Na pauta da reunião consta a definição da rota; seleção dos condutores; pontos de coleta dos revezadores; celebração; uso da imagem, comunicação e imprensa; além da apresentação completa do projeto.

O circuito por onde a tocha passará, além de percorrer a sede da cidade, também vai contemplar o distrito de Arraial d’Ajuda. A saída será a partir do marco do descobrimento, situado na Cidade Histórica.

Como informa o chefe de gabinete, a organização contará com a participação direta de mais de 1.500 pessoas e a estrutura será montada na Passarela do Descobrimento pelos patrocinadores. “Esperando um público de mais de 50 mil pessoas, tendo em vista que após o acendimento da pira olímpica a cidade vai oferecer um grande show, além das atividades culturais”, adiantou Siquara.

A prefeita Cláudia Oliveira, durante a apresentação da tocha em Brasília, em 3 de julho, declarou a satisfação em receber a tocha na cidade, lembrando “a projeção da visibilidade de Porto Seguro em âmbito internacional e que o evento estimula o turismo local, consolidando o trabalho da administração em promover a terra mãe do Brasil como palco dos maiores eventos nacionais e internacionais no segmento esportivo, cultural e turístico”, concluiu.

 

 

 

Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui