Porto Seguro recebe projeto Territórios Culturais em Dialogo

Evento amplia formato e chega ao território de identidade Costa do Descobrimento para discutir sobre pontos, espaços e institucionalização da cultura

No próximo dia 22 de outubro, de 8h30 às 17h, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realizará mais uma edição do Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será realizado no Centro Cultural de Porto Seguro, equipamento cultural administrado pela SecultBA em Porto Seguro, no território de identidade Costa do Descobrimento.

Depois de acontecer em Salvador, Valença (no território de identidade Baixo Sul) e Itabuna (no território de identidade Litoral Sul), o Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, que tem como finalidade a discussão pública de temas importantes para o desenvolvimento cultural da Bahia e cumprimento de metas do Plano Estadual de Cultura, chega ao município de Porto Seguro para discutir sobre pontos, espaços e institucionalização da cultura. A ideia do encontro é reunir gestores, artistas, produtores, pesquisadores e demais agentes da área cultural. O evento realiza encontros que abordam a política de desenvolvimento territorial da cultura, além de reforçar diretrizes aos parceiros e à sociedade civil da SecultBA, através de discussão democrática e participativa.

Em Porto Seguro, a edição do projeto apresentará novo formato. Dentro da programação serão acrescentadas discussões mais voltadas para a temática dos pontos de cultura, espaços culturais e institucionalização da cultura. “Desde as edições anteriores, já percebíamos a necessidade de chegar aos territórios, pontuando estes três temas de um modo mais específico”, salienta o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães. Ainda em 2015, o Territórios Culturais em Diálogo será realizado em outras três cidades: Itaberaba, município do território de identidade Piemonte do Paraguaçu; Boquira, município do território de identidade Bacia do Paramirim; e Alagoinhas, município do território de identidade Litoral Norte.

Para realizar o Territórios Culturais em Diálogo, a SecultBA conta com a parceria do Conselho Estadual de Cultura e da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA). Além de terem representantes nas apresentações, estas duas instituições, diante de suas experiências na gestão da cultura em toda a Bahia, contribuem para o aprimoramento do debate e para a participação da sociedade civil organizada.

Programação – Sandro Magalhães explica que, neste formato mais amplo, o Territórios Culturais em Diálogo concentrará, durante a manhã do dia 22, o diálogo sobre participação e controle social na gestão pública. Nesse momento serão explanadas as linhas de ação da Sudecult, além de apresentar a metodologia de instituição do Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura de Porto Seguro. Durante a manhã também será discutido o funcionamento da Câmara Técnica de Cultura do território Costa do Descobrimento. Já no turno vespertino, as atividades acontecerão no mesmo momento em três ambientes distintos. Neles, serão discutidos pontos de cultura, rede de espaços culturais e institucionalização da cultura. “Teremos atividades simultâneas em três salas, com cada um dos três temas sendo tratados por uma de nossas diretorias, junto a seus públicos específicos”, afirma Magalhães.

A Diretoria de Cidadania Cultural atenderá aos Pontos de Cultura da Costa do Descobrimento, além de discutir questões de cidadania cultural, o desenvolvimento do programa Cultura Viva e novas perspectivas para Pontos de Cultura. A Diretoria de Espaços Culturais vai abordar o mapeamento dos espaços culturais do território e a perspectiva de criação de uma rede de espaços culturais. Já a Diretoria de Territorialização da Cultura vai reunir Dirigentes Municipais, Conselheiros, Legisladores e demais interessados nos tema da institucionalização da cultura e do desenvolvimento dos Sistemas Municipais de Cultura.

Histórico do Territórios Culturais em Diálogo- A primeira edição do Território Culturais em Diálogos aconteceu entre os meses de maio e junho de 2015, em Salvador. O evento foi composto por quatro encontros em dias distintos e contou com intensa participação social. Os temas abordados nos quatro encontros foram: Espaços Culturais: Redes e Conexões; Participação e Controle Social para Gestões Culturais; Cidadania e Diversidade Cultural em Debate; e Territórios Culturais. Os encontros aconteceram no Espaço Xisto Bahia, um dos espaços culturais administrados pela SecultBA em Salvador. Diante do sucesso da iniciativa, o evento foi expandido para outros territórios, com a meta de chegar a seis até o final do ano. Já foram realizados Território Culturais em Diálogos em Valença (no território de identidade Baixo Sul) e Itabuna (no território de identidade Litoral Sul).

Serviço

Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais

Quando: Quinta-feira, 22/10, de 8h30 às 17h

Onde: Centro de Cultura de Porto Seguro (Rua 15 de Novembro s/n, Centro – Porto Seguro/BA)

Quanto: Gratuito, aberto ao público.

Telefone: Sudecult: (71) 3103-3441 | CC de Porto Seguro: 73 3288-1388

E-mail: sudecult@cultura.ba.gov.br / ccportoseguro@gmail.com

Realização: SecultBA

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui