A cidade de Porto Seguro recebe até sábado, 15 de maio, a visita do projeto Energia com Cidadania, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As visitas serão realizadas até sexta-feira, 14 de maio, das 08h às 12h e das 13h às 17h, e no sábado, 15 de maio, das 08h às 12h.
No novo formato, por causa das medidas preventivas contra a covid-19, uma dupla de atendentes se desloca em um veículo, acompanhado de um carro de som, e vai parando de porta em porta dos clientes que atendem aos critérios definidos pelo projeto.
Até março de 2020, quando foi suspenso por causa da covid-19, o projeto da Coelba funcionava num caminhão que rodava os municípios potiguares fazendo a substituição de lâmpadas ineficientes por LED e realizando palestras.
“Adotamos medidas rigorosas de prevenção à covid-19, em conformidade com o estabelecido pelos órgãos públicos competentes”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Mascarenhas. “O Energia com Cidadania é ainda mais importante neste momento, por beneficiar os clientes com redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca da lâmpada e fomentar ações de sustentabilidade”, complementa.
Ao longo de todo o ano de 2020, o projeto Energia com Cidadania já substituiu 85 mil lâmpadas ineficientes por LED e mais de 19 mil lâmpadas em 107 instituições de comunidades de baixa renda.
Critérios para participar da troca de lâmpadas:
- Ser cliente residencial ou rural-residencial;
- Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
- Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
- Não ter débitos com a Concessionária;
- Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
- Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);