Com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal e a doença inflamatória intestinal, que pode ser evitado quando identificado no estágio inicial, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria a Prefeitura de Porto Seguro, com apoio do Governo do Estado da Bahia, promoverá no dia 1/08 Mutirão no Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães. O município também vai sediar a VII Jornada do Aparelho Digestivo do Interior da Bahia (JADIB), nos dias 2 e 3/08, no Arraial d’Ajuda Eco resort.
“É gratificante saber que vidas terão acesso a esses importantes exames, e tudo isso é fruto da parceria da Prefeitura de Porto Seguro com o governo do Estado da Bahia e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Essa iniciativa otimiza a prevenção de lesões cancerígenas, evitando que os pacientes venham a desenvolver um câncer no futuro, ou seja, nossa intenção é salvar vidas”, disse a prefeita.
Procedimentos viabilizados
Ao todo, serão cerca de 30 exames de endoscopias e 30 colonoscopias em pacientes acima de 50 anos, procedimentos viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no intuito de rastrear preventivamente casos iniciais de câncer.
Estrutura
Contando com atuação de uma equipe multidisciplinar, tendo a participação de médicos especialistas e enfermeiros, o mutirão será composto por uma estrutura de 15 aparelhos de endoscopia com três torres.
Indicador
No Brasil, o câncer colorretal (CCR), segundo dados recentes do INCA (Instituto Nacional do Câncer), mostra-se como o terceiro câncer mais comum diagnosticado entre homens adultos e o segundo entre mulheres adultas. São previstos, no Brasil, aproximadamente 18.000 casos em ambos os sexos.
Fatores de riscos
Entre as principais causas, destaque para o sedentarismo e a obesidade, considerados importantes fatores para o aumento do CCR. Outras causas estão relacionadas ao tabagismo, o consumo excessivo de álcool, as carnes vermelhas, o baixo consumo de fibras como frutas e legumes.