Porto Seguro: Profissionais participam de curso para atendimento a pacientes oncológicos

Em geral, pacientes oncológicos (portadores de câncer) apresentam necessidades odontológicas significativas que demandam atendimento especializado durante e após o tratamento de quimioterapia e radioterapia. Fundamentado nesta importante realidade, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, através do Departamento de Saúde Bucal, em parceria com o Instituto Sorrir para Vida de São Paulo e a Associação Ciranda da Vida, Instituição sem fins lucrativos, destinada a ajudar pessoas portadoras de câncer e seus familiares, promove até terça feira, 25/08, capacitação para atendimento a pacientes oncológicos.

O evento, direcionado a odontólogos do Sistema Único de Saúde e profissionais da rede privada, contou com a presença da secretária de Saúde, Edna Alves e da superintendente de Saúde Bucal, Magda Falabretti.

Durante o curso, ministrado pela Dra Marisa Helena Carvalho, Presidente do Instituto Sorrir para Vida e das odontólogas Patrícia Moreira e Nathalia Duarte, foram abordados temas como o tratamento multiprofissional desenvolvido pela ação conjugada entre médicos e odontólogos, o processo contínuo da avaliação odontológica no transcorrer do tratamento oncológico, eliminação de focos infecciosos, diretrizes de prevenção, estabilidade e controle da higiene bucal, aconselhamento humanizado, entre outras temáticas.

A Dra. Marisa Helena Carvalho explica que a incidência de inflamações bucais, como mucosite oral (aftas na boca) e xerostomia (ausência de saliva) decorrentes do severo tratamento de quimioterapia e radioterapia, são reduzidas com a intervenção odontológica, por meio da utilização de importantes tratamentos, a exemplo do laser de baixa potência, impactando positivamente na qualidade de vida dos pacientes.

“O manuseio do laser é capaz de aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente ao permitir que ele passe a se alimentar mais adequadamente, tenha um aumento na salivação e melhore o paladar, ajudando em sua recuperação. O objetivo do tratamento é estabilizar as condições bucais para minimizar a infecção local e sistêmica, antes e durante o tratamento de câncer”, pontua.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, ressalta o comprometimento implementado em todas as áreas da saúde e destaca que “Nossa intenção é prosseguir, com afinco e humanização, os essenciais trabalhos que temos desenvolvido na área da saúde. Sabemos que o paciente oncológico requer muito cuidado e atenção, portanto, entendemos que a realização deste curso é de suma relevância, ampliando ainda mais o aperfeiçoamento dos profissionais odontólogos, para oferecer aos pacientes melhor assistência e qualidade de vida”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui