Os professores da rede municipal de ensino de Porto Seguro foram homenageados pela Prefeitura em seu dia, 15 de outubro, no Colégio Municipal do Centro, com uma missa e um bem servido café da manhã. A prefeita Cláudia Oliveira fez questão de ir cumprimentar os educadores durante o evento, que contou ainda com a presença de um número expressivo de professores, do vice-prefeito, Beto Nascimento; do secretário de Educação, Miguel Ballejo, dos vereadores Evaí Fonseca, Corea e Marcos da Aurora, além do presidente da APLB Sindicato, Neilton Castro da Cruz.
A missa foi celebrada pelo padre Manoel, que falou da importância que se dá ao corpo em detrimento das coisas do espírito, do preconceito e desvalorização dos idosos e da importância dos educadores, “professores de todas as profissões” para a formação do ser humano. Em nome da categoria, a superintendente de Educação, Vitória Alda relembrou a sua trajetória na educação. “Já fui secretária de educação e tive diversos cargos, mas professora eu sou, com muito orgulho”.
Já o vereador Evaí Fonseca salientou que a casa e a escola são os principais alicerces de uma pessoa. Ele aproveitou o momento para lembrar a morte impune dos professores Álvaro e Elisney. “Que eles estejam em paz onde estiverem”, enfatizou. O secretário de Educação, Miguel Ballejo agradeceu a presença da prefeita e dos vereadores e argumentou que apesar do desenvolvimento tecnológico, o desafio de educar cidadãos é muito difícil nos dias atuais. “Para termos uma educação melhor, precisamos de vocês imbuídos de suas responsabilidades e cada vez mais valorizados na sua profissão”.
Para o presidente da APLB Sindicato, Neilton da Cruz, o compromisso com a qualidade da educação deve ser um compromisso dos professores e também dos gestores públicos. “Entendemos que podemos nos aproximar mais da gestão pública e o diálogo é sempre o melhor caminho”, destacou.
A prefeita Cláudia Oliveira lembrou a sua formação no magistério, onde acredita ter tido a oportunidade de contribuir com muitas pessoas. “Ser professor é ser doador de amor e essa missão eu também cumpri”, assinalou. Ela lembrou os educadores que passaram por sua vida. “Eu tenho todos eles na minha memória, porque sei que eles me ajudaram a ser uma pessoa melhor. Quando você tem sentimento de amor, em qualquer lugar você pode ser professor”, concluiu.
Após a missa, foi servido aos convidados um belo café da manhã.
Fonte: Ascom da prefeitura