Porto Seguro: Prefeitura realiza ações para Erradicação do trabalho infantil

Durante essa semana, em que o Brasil se volta para a conscientização contra a exploração do Trabalho Infantil, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento, também se mobiliza.

Cerca de 127 crianças, atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), participaram na terça-feira (14/6) de uma palestra no núcleo Frei Calixto, de uma palestra sobre o combate ao trabalho infantil e os aspectos emocionais que envolvem a criança pressionada a viver assumindo responsabilidade de adulto, ministrada pelo psicólogo Everaldo Lauritzen.

Outras atividades também foram organizadas com a finalidade de conscientizar familiares e comunidade a preservar os direitos da criança. Entre eles estão trabalhos de artesanato, onde os assistidos confeccionarão muram com ilustrações de crianças sendo exploradas, ministração de palestras sobre o tema. Outro trabalho será uma grafitagem, acompanhada por psicólogos, no entorno do prédio do núcleo do Complexo Baianão. Além disso, os orientadores sociais do programa devem fazer panfletagem nas ruas e, no final da semana, as crianças participarão de gincana com várias modalidades Esportivas.

Proteção
O PETI é um programa de âmbito nacional que articula um conjunto de ações visando proteger e retirar crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, da prática do trabalho precoce, resguardando na condição de aprendiz a partir de 14 anos de idade, em conformidade com o que estabelece a lei ( 10.097/2000).

A participação das crianças/adolescentes retiradas do trabalho infantil nos serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos – Peti, ou em outras atividades socioeducativas da rede municipal de Porto Seguro é considerada estratégia fundamental para a interrupção do trabalho infantil.

A superação dos mitos legitimadores do trabalho infantil é desafio permanente para as políticas públicas. “Por isso, o diálogo e a construção reflexiva com crianças, adolescentes, suas famílias e com a sociedade, sobre esses mitos culturais são fundamentais para a superação do enfrentamento do trabalho infantil”, frisa a coordenadora, Carmem.

Trabalho oferecido
Existem sete núcleos do PETI em funcionamento no município. Sua central é no Bairro Frei Calixto – Complexo Baianão. Os horários de funcionamento são no período matutino, de 8h até as 11h; e no vespertino, das 13h às 16h.

As crianças recebem acompanhamento pedagógico, participam de atividades esportivas, artísticas, musicais e artesanais. Outro importante projeto é o PETI Itinerante todas as quintas- feiras, no Mercado Municipal Pedro Abade, onde são realizadas atividades de capoeira. “Estamos adaptando um novo espaço no distrito de Arraial D’ajuda e em Vera Cruz para reabertura dos serviços do Programa nessas localidades”, informa a coordenadora, Carmem Gilce Nunes.

 
Fonte: Verônica Menezes / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui