Porto Seguro: Prefeitura promove ‘Doar sangue é salvar vidas’

A Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com o Hemocentro promoveram, nesta quarta feira, 04/11, no Laboratório Lacen, campanha de doação de sangue com o objetivo de ampliar o número de doadores e manter ativo o estoque de bolsas de sangue e sua distribuição. A coleta realizada em toda primeira quarta-feira do mês, é um dos mecanismos para sensibilizar a sociedade quanto à importância da doação.

Entre as razões para a contínua doação, deve-se também ao tempo de uso das hemácias e plaquetas, que possuem prazos limitados, entre 30 dias e 5 dias, respectivamente.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, explica que em muitos casos a transfusão de sangue é a única esperança para salvar vidas e o gesto solidário representa total importância, sendo decisivo. “Os pacientes que necessitam de transfusão podem contar somente com a solidariedade das pessoas, que têm o privilégio de serem saudáveis e que se dispõem a doar seu sangue, através de um ato de amor ao próximo”, declara.

A próxima data de doação será dia 2/12 e, em função do período das festas de fim de ano e o alto índice de turistas em toda costa do descobrimento, a Prefeita Cláudia Oliveira convida a população para reforçar a campanha pela vida. “Sabemos da ampla necessidade de expandir o quantitativo de doadores durante todo o ano, e, principalmente, em épocas das festas de natal e réveillon, quando acontecem as férias e aumenta o número de veículos nas estradas. Portanto, nossa contribuição é de suma importância e cada um se dispondo a ajudar, reduz o número de mortes, como acontece no país, por causa do baixo índice de doações de sangue”, enfatiza.

Gesto de solidariedade

Demonstrando cidadania, o Vice-prefeito, Humberto Nascimento, fez questão de ir à unidade laboratorial e doar sangue. “Meu papel de cidadão é norteado pela conscientização de que inúmeras pessoas dependem da doação voluntária e, sobretudo, da satisfação em cooperar com a preservação da vida”, afirma.

Para salvar vidas que necessitam de sangue, os pacientes contam também com o gesto humanitário da auxiliadora de lavanderia, Ismara Silva Santos, que decidiu doar sangue faz 4 anos. “Fiquei um longo tempo sem doar, mas hoje voltei com muita vontade de me tornar fidelizada, doar sangue é muito bom, porque tem muitas pessoas precisando. O que mais me motivou vir é o sentimento de solidariedade”, diz.

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui