A região agrícola de Bom Jesus, Engenho velho, Nossa Senhora Aparecida e Capixaba, próximas a Vale Verde, no município de Porto Seguro, é grande produtora de frutas, pimenta e café, mas vêm sofrendo há muito tempo com a precariedade das estradas vicinais, prejudicando o escoamento adequado da produção e trazendo riscos de acidentes à comunidade.
Em reunião realizada sábado, 2, o secretário de Agricultura e Pesca, Aliomar Bittencourt; o gerente de poços artesianos, Jorge Firmino; e o vice-presidente da Associação dos Produtores de Café Boa Esperança (Aprocabe), Jorge da Vitória, receberam dos produtores e moradores da comunidade rural a autorização, em ata, para cessão de um metro de cada propriedade para alargamento da estrada vicinal. Além de facilitar o escoamento da produção e o acesso do transporte escolar na área, os moradores passarão a contar com uma linha de ônibus regular para beneficiar pequenos produtores locais e toda a comunidade.
Preocupados com a segurança dos usuários da estrada, alguns representantes presentes reivindicaram da prefeita uma ronda vicinal, como a realizada pela Polícia Rodoviária Estadual. “Estamos dispostos a cooperar para que os benefícios venham para toda a comunidade, pois estamos acreditando neste novo governo que já tem se preocupado com a agricultura, o que não aconteceu em 25 anos que moro em Porto Seguro”, enfatizou o cafeicultor José Carlos Nunes.
Elite agrícola
Para o secretário Bittencourt, o alargamento da estrada representará um grande avanço para o desenvolvimento da agricultura no município, pois a produção aumentará com a possibilidade de caminhões maiores poderem transitar pela via. Consequentemente, serão gerados mais empregos diretos. “Vamos colocar Porto Seguro na elite agrícola da Bahia e o primeiro passo é abrir e revitalizar todos os acessos necessários para o escoamento da produção e criar um Ceasa para distribuição desta produção no município e região”, completou Bittencourt.
A obra de revitalização, cascalhamento e alargamento da estrada terá início após a conclusão da estrada de Caraíva e Trancoso. O serviço contará com a Patrulha Mecanizada que a prefeita Cláudia Oliveira colocou à disposição da Secretaria de Agricultura, composta por patrol, retroescavadeira, rolo compactador, carro pipa e caçambas trucadas para conclusão do trabalho com a maior brevidade possível.
Ascom da Prefeitura de Porto Seguro