Com o objetivo de intensificar as ações que já vêm sendo desenvolvidas pelas equipes da Secretaria de Saúde na prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira promoveu uma reunião com secretários, em seu gabinete. “A situação em nosso município está sob controle, felizmente não temos surto dessas doenças, mas precisamos trabalhar de maneira sistemática e planejada para que a população encontre na Prefeitura o apoio necessário para ajudar a prevenir e evitar a proliferação do mosquito”, disse a prefeita.
A secretária de Saúde, Edna Alves, fez um relato completo do trabalho que vem sendo desenvolvido diariamente pelos 153 agentes de endemias, visitando residências e atuando na prevenção e combate em todo o município. Ela pediu o apoio dos demais secretários na batalha conta o Aedes aegypti. “Precisamos desenvolver uma força tarefa para eliminar os focos e criadouros do mosquito não somente nos quintais e residências, inclusive em imóveis fechados, mas também junto a lixos, sucatas e entulhos de construções que são jogados nas vias públicas”, alertou.
Entre as ações previstas estão ainda a criação de uma cartilha para ser distribuída à população, que pode ainda fazer denúncias através do telefone 3288-1542. “Precisamos que a população nos informe sobre a existência de focos. Estamos dando o máximo de atenção às denúncias, para não deixar a comunidade desassistida e garantir que a situação permaneça sob controle em nosso município”, enfatizou a secretária.
Participaram ainda do encontro os secretários de Obras, Marlus Brasileiro; Trânsito e Serviços Públicos, Eriosvaldo Renovato e Meio Ambiente, Bené Gouveia, além do Procurador Jurídico, Hélio Lima e do chefe de Gabinete, Josemar Siquara.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro