Porto Seguro: Prefeitura constrói, amplia e reforma escolas

Pelo menos 33 escolas passarão por reformas e outras 10 serão ampliadas

Este ano será marcado por grandes intervenções da Prefeitura de Porto Seguro na situação dos prédios escolares que atendem a rede municipal de ensino na sede, distritos e reservas indígenas. De acordo com a secretária municipal de Educação, Teresinha Siviero, quatro escolas de grande porte, com 12 salas de aula cada, serão construídas, com recursos do próprio município, nos bairros Cambolo, Mirante Caravelas, Paraguai e Vila Parracho.

A secretária informa ainda que estão programadas a construção de mais quatro creches, ampliação de 10 escolas e a reforma de 33 prédios escolares em todo o município. Além disso, a prefeitura está murando 13 quadras esportivas e creches, que até então ficavam desprotegidas. Já estão em fase final das obras, a nova creche Terra Mater, no bairro Parque Ecológico João Carlos, que será entregue à população na sexta-feira (13/03), na presença do governador Rui Costa e a Escola Municipal de Vera Cruz, com previsão de ser inaugurada no final deste mês.

O levantamento das obras foi feito pela equipe de engenheiros da prefeitura, sob apontamento das diretoras das escolas e vão promover uma verdadeira transformação no perfil da rede municipal de Educação, oferecendo mais conforto e melhores condições de ensino para alunos e funcionários. “No primeiro ano de governo encontramos uma situação muito difícil com estruturas muito antigas e ultrapassadas”, diz Teresinha Siviero.

Segundo ela, o crescimento desordenado dos bairros e distritos também gerou um grande aumento da demanda. “Muitos espaços tiveram que ser alugados para atender essa demanda”. Conforme a secretária, no ano passado foi feito um diagnóstico completo da situação, com a previsão das construções e reformas sendo incluída no Orçamento para 2015.

Em reunião com a APLB, a prefeita Cláudia Oliveira recomendou que a entidade formasse um conselho gestor de acompanhamento das obras, “A categoria tem percebido que voltamos todos os nossos esforços para oferecer melhores condições de ensino e entende que o momento é de formarmos parcerias para uma melhor Educação”, afirmou.

Veja a lista completa das intervenções nas escolas do município

Creches em construção

Parque Ecológico, Cambolo, Arraial d´Ajuda e Vera Cruz.

Escolas a serem reformadas e ampliadas 

Cantinho da Paz (Frei Calixto), Antonio Osório (Fontana) Prefeito Manoel Carneiro (Mirante), Oscar Oliveira (Paraguai), Bujigão (Parque Pau Brasil), Helena Rebocho (Vila Jardim), Dois de Maio (Assentamento Chico Mendes), São Miguel (Vale Verde), São Geraldo e Meio da Mata.

Escolas a serem reformadas 

Sede e bairros: Albertina Fiorotti e Helena Rebocho (Vila Jardim), Prefeito Manoel Carneiro (Mirante), Municipal de Porto Seguro (Centro), Paulo Souto (Campinho), Pero Vaz de Caminha (Paraguai), Reserva Indígena Juerana e Reserva da Jaqueira.

Arraial d´Ajuda e Trancoso: Honorina Passos, Brigadeiro Eduardo Gomes, Maria do Anjos, Alegria do Saber, Canta Galo, Coqueiro Alto, Arquimedes Ernesto, Frei Miguel e Higina Cristo.

Distritos, zona rural e reservas indígenas: Professora Raidália Bittencourt (Pindorama), São Geraldo, Joana Moura (Vale Verde), Dois de Maio (Assentamento Chico Mendes), Frutos da Terra e reservas indígenas de Boca da Mata, Campo do Boi, Guaxuma, Imbiriba, Meio da Mata, Pará, Pé do Monte, Tupiniquim, Barra Velha, Barra Velha Anexo 1, Barra Velha Anexo 2.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui