Porto Seguro: Por 14 votos, contas da administração municipal são aprovadas na Câmara

Da redação

Durante sessão tumultuada, um vereador faltou, dois se abstiveram, mas houve a aprovação das contas da prefeita Cláudia Oliveira, referente ao exercício financeiro de 2013.

As contas da administração municipal, referentes ao exercício financeiro de 2013, foram aprovadas ontem (24), na Câmara Municipal, por 14 votos a favor. Durante sessão tumultuada, o vereador Benedito Pereira faltou, Danilo Silva e Paulo César Onishi deixaram a sessão antes da votação e se abstiveram do voto.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) havia decidido pela rejeição das contas da prefeita, Cláudia Oliveira, em dezembro de 2014, e determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, em razão das irregularidades relacionadas à ausência de processos licitatórios.

Com a casa cheia, os ânimos se exaltaram, cartazes de oposição foram rasgados, houve intimidação, empurra-empurra e intervenção da Guarda Municipal. A grande maioria do público presente, aparentemente, apoiava a aprovação das contas. Alguns vereadores justificaram o voto em plenário, defendendo a atual administração.

Em defesa do voto

O vereador Dilmo Batista foi o primeiro a se pronunciar. Ele lembrou que os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios são nomeados e não concursados, questionou a competência dos mesmos para analisar o que se passa no município e levantou hipóteses de interferência de um ex-prefeito de oposição no processo de análise.

Valcledes Alves disse que “se o povo está feliz, ele está com o povo”, além de ressaltar a atuação da administração municipal no atendimento à população.

Antônio Geraldo Couto lembrou que “o parecer do tribunal é do tr

ibunal (Tribunal de Contas dos Municípios), o parecer da casa (Câmara) é de cada um”. Ele também falou positivamente sobre os índices na saúde e educação do município. “Cláudia é uma gestora preocupada com o desenvolvimento dessa cidade e o mínimo que podemos fazer é ajudá-la. A melhor administração que Porto já teve”.

Robério Moura ressaltou as obras realizadas pelos bairros da cidade e declarou seu apoio à atual administração municipal. “Cláudia precisa é de mais quatro anos para consertar Porto Seguro”.

Benedito Santos afirmou que o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Fernando Vita, não conhece as melhorias na cidade, citou várias obras em Arraia d’Ajuda, no município em geral e lembrou a miséria de anos anteriores. “Nossas vidas precisam de Cláudia Oliveira”.

Com palavras breves, Aldair Andrade também declarou apoio à administração municipal.

Marcos Antônio Rodrigues citou declarações do ex-prefeito José Urbaldino Junior sobre a votação das contas, rebateu críticas e fez acusações contra ele e familiares que atuam na política regional.

Aparecido dos Santos ressaltou problemas em gestões anteriores e disse que o importante é que as metas na saúde e educação foram cumpridas. “Reprovaram as contas simplesmente pela contratação de caminhões para a limpeza da cidade”, destacou em referência à decisão do Tribunal de Contas dos Municípios.

Elio Brasil disse que a política atual é para o povo, criticou mandatos anteriores, enumerou obras pela cidade e manifestou apoio à prefeita Cláudia Oliveira e à equipe de governo.

Nilzelito de Almeida afirmou “se ela está trabalhando, eu estou do lado dela”, em apoio à prefeita Cláudia Oliveira.

E o vereador Evaí Brito lembrou que a cidade estava abandonada há décadas, e com dois anos a prefeita vem transformando o município. “As obras estão por todos os lados”. Ele ainda criticou opositores com metáfora sobre a “turma do Chaves”.

Contra o voto

Antes de abandonar a sessão, o vereador da oposição Danilo Silva usou o plenário. Ignorando as vaias, ele ressaltou que a maioria do público era composta por “funcionários municipais e diziam obrigado”. Pediu ordem e progresso com referência à bandeira do Brasil e afirmou: “O voto é político, e meu voto é contra”. Apesar da afirmação, Danilo Silva se absteve do voto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui