Porto seguro: Planos operacionais para a Copa são apresentados

(Foto: Opovonews)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os planos operacionais da Costa do Descobrimento para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 foram apresentados na sexta-feira, 23 de maio, no auditório do Senac, em Porto Seguro. Paralelamente ao evento foi realizado o seminário “Proteção à Infância no Turismo”, com a assinatura de uma aliança estratégica para a “Proteção da Infância no Turismo”. Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália serão Centro de Treinamento das seleções da Suíça e da Alemanha, respectivamente, durante a Copa.

O evento, que contou também com apresentações artísticas, foi promovido pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), em parceria com as prefeituras de Porto Seguro e Cabrália, Convention Bureau, Stora Enzo, Childhood e Instituto Tribos Jovens, com o apoio do Senac e da Veracel.

Os planos apresentados são resultado de um trabalho conjunto das prefeituras de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, iniciado em janeiro desde ano e coordenado pela Comissão Local para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Após 15 reuniões, os grupos definiram o plano operacional nas áreas de Comunicação, Segurança, Infraestrutura, Turismo, Saúde, Cultura e Sustentabilidade. Também foram realizadas diversas inspeções nas áreas de segurança, saúde e de gramado dos Centros de Treinamento.

Resultados

Entre os resultados desse trabalho estão a melhoria no sistema de internet, a troca de postes de iluminação no povoado de Santo André, onde ficará a seleção da Alemanha, e a presença de um helicóptero exclusivo para atendimento de emergência durante a Copa. Ainda na área da Saúde, a secretária municipal de Porto Seguro, Edna Alves, citou a aquisição de diversos equipamentos hospitalares para a rede de urgência, a revitalização das unidades de saúde, a capacitação de profissionais da rede de urgência e a ampliação de 5 para 10 leitos de UTI do hospital Luís Eduardo Magalhães. Essas melhorias serão usufruídas pela população da região também depois da Copa, disse ela.

“Esta apresentação dos planos operacionais é a coroação de um trabalho realizado nos últimos anos e mostra que estamos realmente preparados para a Copa”, afirmou o coordenador de Relações Internacionais e Desportivas da Secopa, Marco Costa.

Ele destacou que a Costa do Descobrimento é uma região de muitos atrativos turísticos, por isso a preocupação em alavancar ainda mais o turismo internacional. “Queremos que os torcedores que vierem para a Copa do Mundo possam se multiplicar nos próximos 20 anos. Na Alemanha, no dia seguinte após a Copa, houve aumento de 50% no número de reservas. Na África do Sul, a cidade de Cape Town registrou aumento de mais de 20% no seu fluxo de turismo. Esperamos que isso aconteça com Porto Seguro e Cabrália.”

Melhorias

Para o diretor-presidente do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, Daniel Menta, o trabalho deu resultado e já é possível ver a melhoria na organização e na limpeza da cidade, além da reforma do estádio municipal de Porto Seguro, que será um grande legado pós-Copa. Ele destacou que receber as seleções da Alemanha e da Suíça servirá para consolidar de vez Porto Seguro e Cabrália como as grandes forças do turismo no Estado.

Legado

O vice-prefeito de Cabrália, Alexandre Carvalho Leite, disse que toda a administração municipal está imbuída para atender e acolher bem a seleção da Alemanha. Segundo ele, a Prefeitura ainda não calculou em valores o quanto representará para Cabrália a mídia espontânea gerada durante a permanência da seleção alemã, “mas o legado que será deixado de investimentos e de visitantes pós-Copa é muito grande”.

O secretário de Esportes de Porto Seguro, Enildo da Gama, o Roló, destacou que mais de 500 jornalistas estarão na região para fazer a cobertura, pois isso é preciso deixar de lado as manifestações para apresentar ao mundo o que Cabrália e Porto Seguro têm de bom. Ele lembrou também do legado que será o estádio municipal. “Hoje Porto Seguro tem um estádio que pode receber qualquer time do campeonato. E vamos nos empenhar para que Porto Seguro tenha uma equipe de futebol para disputar o Campeonato Baiano e o acesso à primeira divisão”, salientou.

O La Torre Resort, na Praia do Mutá, na orla norte de Porto Seguro, já está pronto para hospedar a Seleção da Suíça, garantiu o diretor-geral do hotel, Luigi Rotunno. “A expectativa é de um momento único na história do La Torre. A experiência de fazer parte da Copa, e não ser apenas espectador, é muito importante”, observou.

De acordo com Luigi, “sem dúvida haverá um retorno de mídia e de imagem, mas o grande legado é que, para atender as exigências de um evento do porte da Copa, o La Torre investiu em infraestrutura e em capacitação profissional, o que fez com crescesse”.

 

 

 

Fonte: Bárbara Martau/Opovonews

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui