World Cleanup Day será realizado no dia 21 de setembro, com limpeza das praias, bairros e distritos. Evento pretende mudar a forma como a sociedade vê, produz e trata o próprio lixo
Porto Seguro participará, pela primeira vez, da maior ação cívica do planeta, representando o Brasil junto a mais de 150 países. O World Cleanup Day, Dia Mundial da Limpeza, será realizado no dia 21 de setembro, com coleta de lixo nas praias, bairros e distritos.
Segundo os organizadores, o evento pretende mudar a forma como a sociedade vê, produz, consome e trata os próprios resíduos sólidos. O mundo está se unindo em uma guerra nobre contra o lixo. Agora, Porto Seguro forma mais um elo nessa corrente contagiante.
Mobilização
O Instituto Plogging Porto Seguro realizou o cadastro do município no Dia Mundial da Limpeza e começou a mobilização há mais de um mês. Agora uma comissão foi criada para organizar essa megatarefa, já que o lixo é um problema de todos.
Ministério Público, Comissão de Meio Ambiente da OAB, Prefeitura Municipal, escolas, faculdades, universidade, instituições, igrejas, associações, empresas e lideranças abraçaram a causa. Os organizadores agora unem esforços e buscam apoio para realizar uma ação impactante e transformadora.
Programação
A maior ação de limpeza do planeta e da história de Porto Seguro terá início às 8 horas da manhã. Para dividir a dimensão do problema, mutirões estão sendo formados em pontos estratégicos de coleta, com envolvimento e participação de toda a comunidade.
Às 11 horas haverá concentração na Arena Lounge Axé Moí, com a participação de todos em um grande evento socioambiental. Shows, apresentações, oficinas, exposições e uma feira sustentável prometem envolver os participantes e promover reflexões sobre as questões que nos assolam e desequilibram a vida na Terra.
Instituto Plogging Porto Seguro
Plogging é um movimento mundial, uma combinação de atividade física e prática sustentável. Traduzindo, vem de jogging (corrida) com picking up litter (pegando lixo). Começou na Suécia por volta de 2016 e se espalhou para outros países em 2018.
Criado há um ano em Porto Seguro, por um grupo de amigos do Meio Ambiente, o Instituto Plogging promove a limpeza nas praias. Só esse ano, já foram recolhidos mais de 7.000 kg de lixo e a meta é ir de Coroa Vermelha a Caraíva, com ação e conscientização ambiental, unindo todos que buscam o equilíbrio com a natureza e compartilham do mesmo propósito ambiental.
Seja um voluntário
O formulário para cadastro de escolas participantes pode ser feito através do site: https://forms.gle/yQnDTjptea823FraA
Mais informações través da rede social no Instagram: @PloggingPortoSeguroBa
Contato sobre o Dia Mundial da Limpeza em Porto Seguro através do e-mail: [email protected]
Acompanhe também as hashtags: #portonodiamundialdalimpeza #diamundialdalimpeza #worldcleanupday #lixonochaonao
Dados alarmantes
A vida é um milagre do universo, surgiu há cerca de quatro bilhões de anos. E nós humanos há apenas 200 mil anos. Em 50 anos, menos de uma vida, a terra foi mais radicalmente destruída que em todas as gerações anteriores. Fonte: Decifrando a Terra
Derivado do petróleo, o plástico foi descoberto e desenvolvido nos últimos 100 anos. Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico que em todo o Séc. XX. 9% foram reciclados, 12% incinerados e 79% acabaram acumulados. ELE está por todas as partes. Você percebe? Fonte: Revista Science
A Grande Mancha de Lixo do Pacífico tem 1,6 milhão de Km², com alta concentração de plástico, equivalente a três vezes o estado da Bahia. Se nada mudar, haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050. 50% do plástico que utilizamos é de uso único e logo descartado. Fonte: Revista Scientifics Reports
1 milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas e várias espécies de peixe já foram documentados com plástico dentro, ou em volta de seus corpos. Fonte: Oceans Without Borders
Participe! Queremos Porto Seguro mais próximo da natureza e mais longe do lixo!
Ótimo quero participar com minha filha de 9 anos.
É isso aí Luzia!!! Vamos continuar fazendo nossa parte?
Quero participar como faço
Bom dia! Na matéria tem todos os detalhes. 😉
Gostaria de participar
Lindo projeto temos q cuidar da natureza,e nossas vidas.
Quem não cuida da natureza não ama!
Amei ,e que não fique só neste momento. Lixo sempre me incomoda. Apenas não sabia o que fazer com ele.
Lindo momento.!!!
Que maravilha!Bom começo!Mas precisamos urgente de coleta seletiva em toda a região!Meu sonho????
Deveria ser feita nos hotéis, pousadas e principalmente nas barracas uma campanha conscientização para os turistas….vejo todos os dias o descaso com o lixo aqui na praia de Taperapuan … tão simples deixar a praia como achou… “limpa”… a natureza agradece.
Quero participar tambem , sou a Martha de Arraial D’Ajuda
Quero participar tambem , sou a Martha de Arraial D’Ajuda fone 73.98114.0720
Eu também quero participar desse mutirão. Moro perto de Coroa vermelha e as praias aqui estão muito sujas. Nem vou mais a praia porque o lixo me deprime.?
Bela ação, o evento recolherá um grande quantidade de lixo, e provavelmente terá uma enorme repercussão. Bom seria se a iniciativa fosse dos próprios moradores e empresários, entretanto, a ação parte de pessoas desconhecidas e BASTANTE INTELIGENTE que por trás a ‘Boa Ação’ está angariando voluntários, estes que irão efetivamente recolher o lixo enquanto os criadores do projeto LEVAM UMA BOA GRANA……
E Viva a inteligência!