Turistas e moradores curtiram a chegada do ano de 2013 no tradicional Réveillon da Passarela do Descobrimento. As atrações principais foram às bandas Olodum, Morcegada e as regionais.
Na hora da virada foi comum ver famílias abraçadas, religiosos fazendo preces e rituais à beira mar,supersticiosos dando saltos. Além de aplausos, risos e descontração, tudo sob flashes de muitas câmeras fotográficas: todos querendo registrar as recordações desse momento ímpar, onde o branco foi o tom predominante.
Na Passarela do Descobrimento a festa foi democrática, reunindo pessoas de várias etnias, credos, entre outros. No mar, lá estavam os evangélicos nas escunas iniciando o ano com preces pela terra máter; na areia das praias muitas pessoas colocando oferendas no mar; na avenida, gente de todos os cantos do mundo dançando sem parar, celebrando o ano novo.
Laércio Gomes e Michela Kutras, representantes da Secretaria Municipal de Turismo, da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, contam que a realização da festa foi feita junto à Bahiatursa, Secretaria de Turismo da Bahia, e Ministério do Turismo. “Está sendo emocionante ver a Passarela tão cheia como há muito tempo não víamos, com gente feliz, animada, divertindo-se nesta festa realizada com carinho para a população”, diz Michela, satisfeita com o resultado do empenho na organização.
Diversificação
Paralelo ao Réveillon da Passarela do Descobrimento, hotéis e complexos de lazer também reuniram um grande número de pessoas em festas particulares, tais como na Ilha dos Aquários, Barramares, Axé Moi, Tôa Tôa, Hotel Eco Resort, Olhos d´Agua, entre outros. Não faltou opção para quem quis se divertir.
Quem não saiu, ceou e colocou a brasa na churrasqueira na porta de casa, reunindo família e amigos. É o caso de Anarlet Landeiro, que reuniu parentes distantes para curtir o Olodum na calçada de casa, com churrasco, petiscos e colocando a prosa em dia.
Segurança e fomento econômico
Com a segurança reforçada pela Polícia Militar, que montou estratégia de guarda no circuito da festa, orla e em pontos de acesso à cidade, registrando o mínimo de ocorrências, quem trabalhou não se sentiu vulnerável. Mesmo em meio à multidão, dona Lindiomar de Jesus, que comercializou bebidas com a caixa no chão, divertiu-se junto à filha Flávia, celebrando a chegada 2013 e o lucro com das vendas que não pararam a noite toda, precisando reabastecer várias vezes.
Com pessoas vindas de cidades vizinhas e de outros estados, hotéis ficaram lotados, corretores de imóveis com todos os pontos de acolhimento alugados, restaurantes atendendo no limite e prestadores de serviços sendo solicitados a todo tempo, como locadores de carros, táxis, guias de turismo e ambulantes, além do comércio de bebidas, farmácias, supermercado, entre outros. Espera-se que o turismo em Porto Seguro siga o ano inteiro com o vigor anunciado na virada, impactando todo o trade turístico com um novo tempo.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Porto Seguro