Destaque para crianças e idosos
Quarta-feira, 02, foi o último dia de vacinação contra a Influenza A no Brasil. Após quase três meses de campanha, foram vacinadas 73,8 milhões de pessoas no país. Em Porto Seguro, a Secretaria de Saúde alcançou 70% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, um total de 46.133 pessoas.
No município, a meta foi alcançada para profissionais de saúde (82%), crianças de seis meses a menores de 2 anos (124%) e indígenas (80,5%). A cobertura nos demais grupos atingiu os seguintes percentuais: portadores de doenças crônicas: 50,3%; gestantes: 53%; adultos com idade entre 20 e 29 anos: 74,5%; e adultos com idade entre 30 e 39 anos: 60,8%. Nesses dois últimos grupos, as médias locais superaram as estaduais. As crianças de 2 a menos de 5 anos foram o último grupo a ser liberado para vacinação pelo Ministério da Saúde, e, em Porto Seguro, 1.418 delas foram vacinadas em pouco mais de uma semana.
Para alcançar o maior número possível de pessoas dos grupos prioritários a Secretaria de Saúde manteve os postos abertos diariamente, além de postos volantes de vacinação e intensificou a campanha em ações de cidadania realizadas no período. De acordo com Helayne Sampaio, coordenadora de Imunização, da Vigilância Epidemiológica do Município, as equipes se mobilizaram para cumprir o cronograma de vacinação na cidade, na zona rural, nas delegacias, quartéis, aeroporto e estabelecimentos comerciais.
Campanha Nacional do Idoso
Em Porto Seguro, a vacinação contra gripe comum alcançou 100% da meta. Foram vacinados 4.241 idosos. Desde o início da campanha, o município registrou números favoráveis em relação às médias estadual e nacional. Para atingir os números elevados, a Secretaria de Saúde utilizou a estratégia de antecipar a campanha na zona rural e na cidade e fazer visitas domiciliares aos idosos acamados.
O secretário de Saúde, Messias Boaventura, assegurou que todos os esforços foram feitos para cumprir o objetivo de imunizar a população contra os dois tipos de gripe e destacou a disposição dos idosos para se protegerem com as vacinas. O prefeito Abade julgou importante a participação do município nos números positivos gerados na maior campanha realizada no Brasil e ressaltou que, ao se vacinar, a população cuida de si mesma e de quem chega para visitar a cidade.
Fonte: Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro