Porto Seguro: Musicart integra primeira Orquestra Regional da Costa do Descobrimento

Integrantes do Projeto Musicart, coordenado pela Associação de Mães Educadoras (AME) e patrocinado pela Petrobras – BRASIL Pátria Educadora, participaram em Porto Seguro, durante os dias 13 e 14 de junho de 2015, do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA que promove encontros de formação e mobilização de jovens músicos integrantes de projetos orquestrais e Filarmônicas do interior do Estado.

A iniciativa é realizada em parceria com a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, espaço de articulação e colaboração criado em 2013 pelo NEOJIBA, e que hoje reúne 21 projetos de 20 cidades baianas, responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 2.500 pessoas.

A proposta inovadora desta Caravana Pedagógica é reunir numa mesma oficina jovens músicos, com experiências diversas de formação musical, sediados em diferentes municípios. É um encontro que inspira a criação das Orquestras Regionais; constituída por participantes de dois ou mais grupos de um mesmo Território de Identidade.

Cada município participante da Caravana Pedagógica irá participar de uma série de cinco encontros até Dezembro de 2015. Em Porto Seguro, os músicos do Projeto Musicart, do Projeto Ambiente Musical, coordenado pelo Instituto Amigos de Santo André, e integrantes do Núcleo Regional do NEOJIBA, instalado em Trancoso, estão trabalhando juntos para a constituição da primeira Orquestra Regional da Costa do Descobrimento.

O primeiro encontro foi realizado na Escola Municipal Cantinho da Paz, no bairro Frei Calixto e teve a participação de 80 jovens de 12 a 29 anos. De acordo com o coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e assessor de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA, Adriano Cenci,“Os participantes das Orquestras Regionais vivem uma experiência real de integração social ao enfrentarem o desafio de um repertório diverso em parceria com colegas, professores e regentes com quem nunca trabalharam juntos”. Ele acrescenta que as Orquestras Regionais promovem um intercâmbio musical que enriquece a vida cultural da região e dos jovens.

Para Lola França, coordenadora do Projeto Ambiente Musical, de Santa Cruz Cabrália, esse trabalho consolida o envolvimento dos jovens no projeto estimulando-os e tornando-os multiplicadores. “É importante que eles exercitem seu papel como cidadão e ajudem a difundir a música como ferramenta de transformação social. Mas, é igualmente importante que a sociedade e os poderes públicos abracem e apoiem a educação musical para o desenvolvimento da nossa sociedade”, ressaltou Lola.

“Percebeu-se ao final deste primeiro encontro que os participantes evoluíram no aprendizado. Ao final, de cinco encontros tenho a certeza que o resultado será positivo e a Orquestra Regional será um sucesso, atraindo mais participantes para um trabalho de formação musical”, disse Rozuildo Bonfim, coordenador da Orquestra Musicart.

Sobre o Musicart

O Musicart nasceu em 2008, seu objetivo é Congregar e contribuir no processo de educação e desenvolvimento individual e social das crianças e adolescentes, despertando e desenvolvendo talentos, visando à ampliação das condições pessoais e oportunidades e na sociedade, realizando um trabalho sócio- educativo voltado para a cidadania plena. E uma iniciativa idealizado por Sileide Bonfim, uma das fundadoras da Associação das Mães Educadoras.

Em 2010, o Musicart conseguiu o patrocínio da Petrobras – BRASIL Pátria Educadora ampliou o atendimento contribuindo com Educação Integral para 300 crianças, adolescentes e jovens de 06 a 26 anos.

 

 

 

Bebel Magalhães/Ascom Projeto Musicart

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui