Porto Seguro mobilizado contra a AIDS

Para marcar a data 1° de dezembro, alusivo ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, fortalecendo as práticas de prevenção da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro, através do Centro de Referência em DST/ AIDS, realizou importantes atividades ao longo do dia. De acordo com levantamento feito pelo Serviço de Atenção Especializada, em 2015 foram realizados 5.000 testes rápidos de HIV, Sifilis, Hepatite B e C no município.

Em Porto Seguro, o departamento DST/AIDS e Hepatites Virais é uma das referências na assistência aos portadores de HIV/AIDS no extremo sul da Bahia. Atualmente, o SAE Ed Aquino – Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS e Hepatites Virais- atende mais de 300 pacientes mensalmente, residentes de Porto Seguro e de mais 9 cidades

Ações no Dia Mundial da luta

As ações tiveram início pela manhã, na Rua 22 de abril, com o Pedágio da prevenção, tendo a distribuição de preservativos e orientações sobre os cuidados nas relações sexuais e esclarecimentos sobre a AIDS.

Na parte da tarde, o cronograma das atividades ficou por conta do 4º Festival de Paródias, com o tema “A vida é melhor sem AIDS”. A Companhia de Artes ED Aquino, com 10 anos de existência, formada por 120 adolescentes de 12 a 19 anos, residentes de bairros e distritos da cidade, participou do evento, abordando adaptações de músicas conhecidas, com enfoque para à prevenção as Dsts. A equipe vencedora foi a Vila Jardim, trouxe a temática “Show da conscientização”.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, frisa a importância do desenvolvimento das atividades em Porto Seguro para o rompimento da cadeia de transmissão do vírus da AIDS, mediante a prevenção. “O trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde Porto, através do Departamento DST/Aids e hepatites virais, vem registrando a diminuição significativa de casos novos de Aids em residentes da cidade. Em nome da Coordenadora Beatriz, do DST/AIDS e Hepatites Virais parabenizo toda equipe do departamento e agradeço a prefeita Cláudia Oliveira por nos proporcionar condições de trabalho para o desenvolvimento das ações de prevenção, entre elas o sucesso que é o CTA itinerante, carro que em todas as noites roda por nossa cidade com equipe de saúde distribuindo preservativos, orientações e testes rápidos, diminuindo de 57 novos casos do primeiro ano de governo para 41, em 2015”.

Ascom – Secretaria de Saúde



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui