Porto Seguro: Mestres do xadrez competem no município

O Campeonato Aberto de Xadrez do Brasil, organizado pela Casa do Xadrez e pela Confederação Brasileira de Xadrez, foi realizado em Porto Seguro, no Hotel Shalimar. O evento teve início na última sexta-feira, 12/09/14, às 14 horas, e reuniu enxadristas iniciantes e de reconhecido nível em competições.

O mineiro de Belo Horizonte Frederico Gazel é mestre pela Federação Internacional de Xadrez e campeão pelo Estado de Minas Gerais de 2010. Para Frederico, que já representou o Brasil em campeonato realizado na República Tcheca, a competição foi difícil, salientando que o nível técnico adequado para um torneio como esse pode ser alcançada com a participação nos eventos e estudos. “O enxadrista pode obter informações adquirindo livros e também pelo computador, em programas de xadrez e através de sites especializados”. Frederico obteve a quarta colocação no campeonato.

Com o título de Grande Mestre Internacional e campeão brasileiro de xadrez de 1991, o paulista Everaldo Matsuura é uma figura icônica no mundo do xadrez. Ele representou o Brasil em duas olimpíadas da modalidade, sendo uma na Rússia e outra na Eslovênia. Atualmente, é campeão catarinense. Matsuura afirma que o evento é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos com os jogadores locais e que evidencia o potencial da cidade para o xadrez, uma vez que o torneio tem abrangência nacional e reúne mestres de renome internacional. Ele ficou em primeiro lugar no torneio, confirmando o favoritismo.

O italiano Mauro Melillo reside em Porto Seguro há 15 anos. Iniciante, ele elogiou a organização, na pessoa de Freddy Halabitroici, e estima que o Campeonato de Xadrez tende a crescer no município, atraindo cada vez mais jogadores de peso. “O Freddy está de parabéns. Ele é um grande enxadrista e trouxe grandes mestres. Não é simples trazer jogadores desse nível”. Mauro foi classificado em 37º lugar.

Presença feminina

Campeã conquistense e vice-campeã baiana, a paulistana Carmela Scipioni, de 19 anos, destacou a importância da divulgação do Campeonato Aberto de Xadrez, de forma que atraia cada vez mais mulheres e crianças. “É uma grande oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Todavia ainda acho que a participação feminina no xadrez é pouco presente. Eventos como este são importantes para atrair esse público”. Ela ficou em 27º lugar.

O organizador do campeonato, Freddy Halabitroici, acredita que o xadrez pode se desenvolver muito em Porto Seguro. Para ele, o município pode vir a se tornar “a capital do xadrez”. “É um esporte que pode crescer na cidade. Pode ser incentivado, sempre atraindo jogadores de alto nível. Este é o primeiro campeonato, mas muitos outros serão realizados. Este está sendo o melhor Campeonato Aberto do Brasil em 2014. Temos aqui alguns dos melhores mestres do país, como o Matsuura”, complementando que o xadrez é um esporte barato e democrático. “Só é necessário adquirir o tabuleiro e as peças. Pessoas de todas as idades podem participar. No xadrez, um iniciante pode jogar com um campeão mundial. A pessoa pode jogar até pela internet, aprendendo o jogo sem precisar ir a um clube”. Freddy obteve a 36ª colocação.

A abertura do evento, que encerrou no dia 14/09, foi prestigiada pelo secretário de Esportes e Lazer do município, Enildo da Gama, representando a prefeita Cláudia Oliveira. (Pedro Ivo Rodrigues)

O campeonato teve a seguinte classificação:

1 Matsuura Everaldo (SC)

2 Molina Roberto Junio Brito (SC)

3 Rocha Wellington Carlos (MG)

4 Gazel Frederico (SC)

5 Brito Luismar (PB)

6 Carvalho Herbert Abreu (SP)

7 Zallio Luciano De Souza (BA)

8 Rezende Guilherme Vilela (GO)

9 Fiaes Mario Henrique Andra (BA)

10 Santos Sidclay Souza (SE)

11 Deus Filho Joaquim De (SP)

12 Barreto Junior Williem Silva (BA)

13 Azevedo Edmundo Roberto Ramo (BA)

14 Dornelles Marcio Neron Camarg (RS)

15 Freitas Remulo Aguiar (BA)

16 Damasceno Orlando (BA)

17 De Freitas Julio Eimard (MG)

18 Rodrigues Clayton Marques (BA)

19 Machado Eduardo Ribeiro (MG)

20 Pereira Fo Hildebrando Apolon (BA)

21 Barbosa Joao Ildefonso Antun (MG)

22 Santos Izaias Almeida (BA)

23 Heubeck Flavio (BA)

24 Ferreira Alexander (RN)

25 Santos Ary Barbosa (MG)

26 Scardini Leonardo (PR)

27 Scipioni Carmela Amalia (BA)

28 De Almeida Cleber Santos (MG)

29 Goia Francesco (BA)

30 Amaral Caico Soares (BA)

31 Cantharino Junior Geraldo (BA)

32 Lima Erlandio De Oliveira (MG)

33 Barbosa Filho Pedro Cassiano (BA)

34 Costa Monivon Dos Santos (BA)

35 Ferreira Lazaro Minellis Fon (BA)

36 Halabi Troisi Feddy Faysar Jose (BA)

37 Melillo Mauro (BA)

38 Pereira Tiago Leao (BA)

39 Zamed Lee (BA)

 

 

 

Fonte: Jornal do Sol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui