Porto Seguro inicia Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil

Porto Seguro inicia Campanha de Vacinação contra a paralisia infantilA Secretaria de Saúde de Porto Seguro iniciou, nesta segunda-feira, 7, a primeira etapa de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. O público-alvo são as crianças menores de cinco anos. Durante toda a semana, as equipes de saúde estarão vacinando na zona rural e nos postos de saúde. A meta de vacinação para o município é de aproximadamente 13 mil crianças.

Em 2009, Porto Seguro alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, vacinando 13.098 crianças, o que corresponde a uma cobertura de 95,3%. Os números revelam a eficácia das estratégias utilizadas para atender ao público-alvo da campanha, como os postos volantes, e, consequentemente, atingir as metas. Mas, para manter o município livre da poliomielite, é importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas. “O futuro do município depende das nossas crianças, por isso devemos tratá-las com muito respeito”, afirmou o prefeito Abade, sobre a vacinação infantil.

Porto Seguro inicia Campanha de Vacinação contra a paralisia infantilMesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia, os pequenos devem ser vacinados. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina.

Campanha Nacional

O dia da Campanha Nacional de Vacinação será 12 de junho, próximo sábado. Este ano, o Ministério da Saúde faz referência ao evento da Copa do Mundo e, por isso, lançou a campanha com o slogan “Vacinou é Gol – Vamos vestir a Camisa da Vacinação Infantil”. O mascote Zé Gotinha convida, como em todos os anos, para as duas etapas da vacinação, nos meses de junho e agosto. A meta nacional é vacinar 16 milhões de crianças menores de cinco anos.

Vacinação contra gripe H1N1

Como em todo o país, Porto Seguro continua vacinando contra a gripe H1N1. A resolução do Ministério da Saúde em continuar a vacinação se deve ao fato de que ainda não foi atingida a meta para os grupos de gestantes, adultos com idade entre 20 e 39 anos de idade e crianças de 2 até 5 anos. As pessoas que ainda não foram imunizadas têm nova oportunidade e também poderão comparecer aos postos no dia 12, para se prevenir contra a H1N1.

 

Fonte: Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui