Apresentação
O III Congresso de Educação de Porto Seguro, intitulado Formação Sindical, Política, Profissional e Humana dos Trabalhadores e Trabalhadores da Educação, é uma ação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Costa do Descobrimento: APLB-Sindicato em parceria com o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas – CEPECH, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz.
O Congresso de Educação de Porto Seguro é, na realidade, um evento simbolicamente muito maior do que se espera de um encontro de formação dos profissionais da educação. Teve sua primeira edição em setembro de 2010, exatamente quando se fazia um ano do assassinato brutal de dois professores, sendo um, o Diretor/Presidente da APLB: Delegacia Sindical Costa do Descobrimento, o professor Álvaro Henrique dos Santos; o outro, o professor Elisney Pereira, um dos membros da Comissão de Gestão do município. Vale destacar que Álvaro tinha acabado de completar três meses no cargo de Presidente e que, no momento do crime, mediava uma greve dos trabalhadores docentes.
A data do atentado foi instituída como um dia de reflexão sobre a qualidade da educação, a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e a edificação e sustentação da luta, bem como um momento para rememorar as perdas dos nossos companheiros, no sentido de não permitir que a sociedade portosegurense, baiana e brasileira se esqueça do bárbaro assassinato que ceifou a vida de dois professores no município de Porto Seguro.
Programação
Fonte: Ascom