O Hospital Municipal de Porto Seguro, em parceria com o Hemocentro de Eunápolis, realizou na quarta feira, 3, uma campanha de doação de sangue. A importante ação, que acontece toda a primeira quarta feira do mês, pretendeu mostrar que a doação é um ato de cidadania e um gesto de solidariedade para pacientes que necessitam de transfusão. O evento, realizado durante todo o dia, buscou mobilizar a captação de novos doadores.
O hemocentro abastece oito municípios do extremo sul baiano. Demanda que cresce continuamente devido o aumento do número de pacientes que precisam de transfusão, mas o banco de sangue da unidade tem que está sempre ativo, tendo em vista a necessidade de reposição do estoque utilizado em cirurgias e emergências.
A campanha contou ainda com o engajamento social dos Anjos da Alegria, equipe formada por voluntários que promoveram mobilização criativa nas ruas de Porto Seguro, distribuindo cartazes, banners e folhetos, senbilizando as pessoas para importância da doação de sangue.
O fisioterapeuta Roberto Pimenta, integrante da equipe do Hemocentro, esclarece que a campanha depende da iniciativa do doador. “Esperamos que as pessoas exerçam sua cidadania contribuindo com um ato aparentemente simples, mas que gera benefícios para inúmeras outras pessoas que dependem da solidariedade. É uma cadeia positiva, pois esse engajamento resulta na continuidade da vida”, enfatiza.
Ascom da Secretaria de Saúde