Porto Seguro – Homens se mobilizam no Dia D do Novembro Azul

 

Com a temática “Homem também se cuida”, dando ênfase a necessidade do cuidado com a saúde masculina para a prevenção do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro promoveu nesta terça feira, 22/11, o grande Dia D de mobilização do Novembro Azul. O evento, realizado no Lacen (Laboratório Municipal de Referência Regional), reuniu 252 homens engajados pela conscientização no combate a doença que é o segundo tipo oncológico mais comum entre os homens, sendo responsável por desencadear cerca de 13 mil mortes anualmente, conforme dados do INCA (Instituto Nacional do câncer).

Entre os serviços ofertados ao público foram disponibilizados exames Antígeno Prostático Específico (PSA), testes rápido de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, aferição de pressão, análise de glicemia e palestras educativas apresentadas pelo Urologista Edson Martins, reforçando que 90% dos casos de câncer de próstata têm cura se descoberto precocemente. O médico ressaltou sobre os fatores de risco do câncer de próstata e as formas de diagnosticá-lo, esclarecendo que na fase inicial a doença tem evolução silenciosa e quanto mais rápido o diagnóstico, através da regularidade dos exames de PSA e toque retal, maior a chance de cura.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, esteve presente na mobilização e acompanhou o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde. “Parabenizo à Prefeita Cláudia Oliveira por prosseguir mantendo a campanha do Novembro Azul, desenvolvendo trabalho prioritário, visando o fortalecimento da saúde do homem em nosso município, cumprimento os profissionais que estão realizando ações, em todas as unidades de saúde, abrangendo o cuidado indispensável para prevenção do câncer de próstata. Sinto-me muito satisfeita e feliz, pois ao chegar aqui pude conferi a adesão dos homens, é gratificante que estejam participando ativamente. É satisfatório constatar o grande êxito do Novembro Azul em Porto Seguro, demonstrando o crescimento no número de homens interessados em cuidar da saúde, contrariando a tese do preconceito. Sabemos que ainda ocorrem muitos óbitos no Brasil, por isso é necessário reforçar a importância de abranger a mobilização”, argumentou.

Adesão dos homens

De acordo com levantamento do Programa Saúde do homem, de 1 a 22/11 foram registrados 686 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA).

José Eduardo dos Santos, 54 anos, compareceu a mobilização e relatou históricos de parentes que morreram em razão do câncer de próstata. “Eu perdi meu pai e dois tios por causa do câncer na próstata. É uma doença terrível, sem dúvida, mas foi por preconceito que eles perderam a vida e não iam ao médico. Faz mais de 8 anos que faço meus exames e hoje vim avaliar minha saúde, pois homem tem que largar o preconceito e se preocupar com o bem estar”, diz.

Quem esteve presente pela primeira vez foi Jedene Cerqueira, 47 anos. Ele confessa que antes tinha muito preconceito. “Eu tinha muito preconceito, me sentia incomodado, com vergonha, mas mudei esse pensamento errado. O homem tem que quebrar tabu. Meu avó morreu aos 69 anos com câncer de próstata, já avançado, por causa do preconceito ele não fazia exame. Hoje chamei 5 amigos, que vieram comigo, porque é uma campanha muito importante”, afirma.

 

 

Ascom – Secretaria de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui