Porto Seguro: Homens, agora é a sua vez! Chegou o Novembro Azul!

Porto Seguro: Homens, agora é a sua vez! Chegou o Novembro Azul!Após um mês dedicado à saúde da mulher, com o Porto Seguro Rosa, agora chegou a vez dos homens terem um mês exclusivo para os cuidados com a saúde masculina. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, realizará o Novembro Azul, importante mobilização social na prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata, doença que, conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), provoca 60 mil novos casos a cada ano no Brasil, sendo a quarta causa de mortes no país.

Apesar do câncer de próstata ser considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, a prevenção contra este mal deve começar cedo, a partir dos 40 anos, pois o desenvolvimento deste tumor se dá de forma lenta.

O município tem implementado no transcorrer do ano, através do Programa de Saúde do Homem, efetivas ações de combate ao câncer de próstata, oferecendo nas Unidades de Saúde da Família atendimento e avaliação com urologista, ofertando coleta de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e encaminhamento de biopsia nos casos suspeitos, bem como o tratamento aos pacientes diagnosticados com a doença.

“A prevenção sempre será a decisão mais oportuna no enfrentamento da doença. Mês passado realizamos com grande sucesso o Porto Seguro Rosa, que obteve resultados excelentes. Agora, chegou a vez do Novembro Azul, priorizando várias ações concernentes à saúde do homem, principalmente o exame de próstata. Espero que todos os homens participem desta grande ação promovida pela secretaria de saúde”, afirma a Prefeita.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, convoca os homens quanto à importância do diagnostico precoce do câncer de Próstata, e alerta a necessidade de desmitificar preconceitos e quebrar os tabus acerca dos exames preventivos.

“Sabemos que as mulheres sempre se preocupam com a saúde e evidenciaram este posicionamento participando ativamente do exitoso Porto Seguro Rosa. Convoco estas mulheres guerreiras para que levem o marido, pai, filho e amigo à unidade de saúde com o objetivo de realizarem o exame de próstata, pois a prevenção é fundamental. O câncer de proposta é totalmente curável, desde que se descubra no início, e fazendo isto o homem pode ter uma vida normal, saudável”, esclarece.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui