Nesse fim de semana, 21 e 22 de setembro, a cidade de Porto Seguro sediou o Hackathon+ Turismo, uma das ações previstas para a Costa do Descobrimento do Projeto Investe Turismo, fruto de parceria nacional entre Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria de Turismo de Porto Seguro.
O evento aconteceu no Hotel Eco Bahia, em Porto Seguro. Dentre os objetivos, o fortalecimento de micro e pequenas empresas, a ampliação ao acesso ao crédito e o estímulo à competitividade e inovação no turismo.
Durante a programação, grupos de maratonistas (profissionais de TI, design gráfico, programação) passaram um momento específico criando soluções tecnológicas de forma colaborativa ou como uma competição a partir dos desafios ou de um tema proposto.
Junto aos maratonistas, diversos profissionais: os inspiradores fizeram palestras sobre 3 temas a serem trabalhados; os mentores fizeram suas contribuições ao longo do período (sobre temas Negócios, Inovação, Design e Problemas) e os jurados, que avaliaram e aprovaram os melhores projetos.
As temáticas era relacionadas à experiência do turista. A equipe de maratonistas que alcançou o 1º lugar ganhou passagens, hospedagens e inscrição para o maior evento de startups da América Latina (Case Transamerica Expo Center), além de 3.000 reais em dinheiro, mais consultorias e horas no SebraeLab, espaço colaborativo e criativo de startups.
Tive o privilégio de participar como maratonista nesse evento. Posso testemunhar que é incrível: novas amizades, novas formas de pensar, colaborar e participar.
33 horas ininterruptas de muita entrega e dedicação para apresentar soluções para os desafios propostos.
Sem a ponte Porto Seguro a Arraial d’Ajuda o turismo nessa região vai se esgotar logo, logo. Chega de atraso com balsas imundas numa travessia de menos 500 metros. Um horror!