Porto Seguro ganha Fórum Eleitoral

A cidade de Porto Seguro foi uma das contempladas com novas e modernas instalações do Fórum Eleitoral, situado no bairro Tabapiri e entregue pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia na sexta-feira, 9 de julho. Com cartório eleitoral, gabinete para juiz e promotora, depósito para urnas eletrônicas, sala para treinamento dos mesários, banheiros, central de informática, copa e cozinha, as instalações oferecem toda comodidade para atender aos 85 mil eleitores da 122ª zona eleitoral, que reúne os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Segundo o chefe do cartório, Anderson Hermano de Oliveira, a zona eleitoral reúne 254 seções e cerca de 200 urnas eletrônicas são aguardadas para as eleições deste ano. “Também precisaremos treinar 976 mesários e estamos muito felizes com este novo espaço, que nos permite atender bem à comunidade, emitir título de eleitor na hora e resolver todas as situações rotineiras de um cartório”, afirmou Anderson, destacando que, anteriormente, o cartório eleitoral funcionava em uma pequena sala no Fórum de Porto Seguro, no centro da cidade.

Para o juiz eleitoral da cidade, Roberto Costa de Freitas Júnior, o Fórum Eleitoral é a base da democracia e todos os que moram em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália terão mais conforto e agilidade em seus atendimentos

Presenças ilustres

Para a solenidade de entrega do Fórum Eleitoral de Porto Seguro, estavam presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, desembargador Sinésio Cabral Filho; o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade; o ex-presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Dutra Cinta; o corregedor regional eleitoral, juiz Josevando Souza Andrade; os juízes membros do TRE, José Wanderley Oliveira Gomes, Carlos D’Ávila Teixeira e Ruy Eduardo Almeida; o juiz da 122ª zona eleitoral, Roberto Costa de Freitas Júnior; a promotora da 122ª zona eleitoral, Darielle Costa Fernandes Aleixo; o presidente da Câmara Municipal, Carlito Martins; o diretor do TRE da Bahia, Raimundo de Campos Vieira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Amilcar França Pinto; além de diversas autoridades do Judiciário regional, autoridades municipais e advogados.

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, que recebeu esta importante obra para o município destacou a consolidação das bases da democracia para o fortalecimento da cidade. Em seu pronunciamento, destacou a trajetória do voto no Brasil e o exemplo de sucesso que nossas eleições se tornaram. “O que vemos é o pleno exercício do voto, maior instrumento da democracia”, afirmou.

Segundo Abade, as novas instalações do Fórum Eleitoral atendem a um anseio da comunidade e contribuirão para que as eleições em Porto Seguro transcorram dentro da maior ordem e tranquilidade.

(Foto: João Cordeiro)
10º Fórum Eleitoral

O presidente do TRE da Bahia, desembargador Sinésio Cabral Filho, explicou que o Fórum Eleitoral de Porto Seguro foi o décimo entregue no período de um ano e meio. “Os Fóruns fazem parte do processo de interiorização da Justiça Eleitoral na Bahia, que foi iniciado pelo ex-presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Dutra Cinta”, comentou o desembargador, afirmando que o objetivo é construir um Fórum Eleitoral em cada um dos 417 municípios baianos.

Já o desembargador Dutra Cintra destacou o seu amor por Porto Seguro e os amigos que fez aqui. “Sinto-me feliz por entregar mais um prédio, desta vez para Porto Seguro, cidade onde me renovo e onde volto a acreditar na beleza das pessoas. Esta é a Casa da Cidadania, um local de expressão popular”, concluiu.

 

Fórum Eleitoral de Porto Seguro

Horário de atendimento: das 8h às 15h

Endereço: Rua das Jaqueiras, quadra H, bairro Tabapiri, às margens da BR-367, ao lado da Justiça do Trabalho.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui