Da redação
Vereador Cido, da base aliada, dispara contra a administração municipal e promete deixar o PSD
A última sessão ordinária (21ª) da Câmara Municipal no ano de 2015, realizada hoje (17), foi marcada pelo “fogo amigo”, retrospectivas pelo ano de trabalho, além das mensagens de Natal e Ano Novo. O vereador Aparecido dos Santos (Cido/PSD), da base aliada, disparou contra a administração municipal e prometeu deixar o partido.
Durante a reunião, ainda houve leitura de três mensagens do Executivo Municipal acompanhando seus respectivos projetos de lei, que dispõem sobre concurso público na prefeitura e seletivas para contratação temporária. Os vereadores também aprovaram dois projetos de lei.
Mensagens do Executivo
– Mensagem 050/15, acompanhando o PL 050/15, que cria cargos e vagas a serem providas mediante realização do Concurso Público pelo município de Porto Seguro;
– Mensagem 051/15, acompanhando o PL 51/15, que dispõe sobre a contratação temporária, requisitos, quantitativo de funções, salários, carga horária, regime jurídico, previdenciário, atribuições e requisitos das funções integrantes dos serviços e de programas no âmbito do município de Porto Seguro, e dá outras providências;
– Mensagem 054/15, acompanhando o PL054/15, que dispõe sobre a contratação temporária, requisitos, quantitativo das funções, integrantes dos serviços da Secretaria Municipal de Educação do município de Porto Seguro e dá outras providências.
Pequeno Expediente
O vereador Evaí Fonseca (PRP), líder do governo, ressaltou a importância do concurso público da prefeitura que terá 2 mil vagas e das seletivas de contratação temporária. Ele também pediu mais cortesia na relação entre os colegas e lembrou que 2016 será um ano de eleição. “Temos que preservar o respeito e ter mais cuidado com as palavras”, disse.
Marcos Aurora (PSC) agradeceu a Mesa Diretora pelas reformas na Casa e pelo desempenho do presidente da Câmara, Elio Brasil (PT). “Desejo a todos um feliz Natal, em especial a Elio Brasil, fazendo votos que ele continue a exercer o cargo com dignidade e competência”, disse.
Já o vereador Danilo Suprilar (PSB) disse estar indignado com a “casa” e criticou a marcação das sessões extraordinárias. “O orçamento foi votado há três meses, e as sessões extraordinárias estão realizadas porque o executivo pediu. É uma falta de organização”. Danilo também fez críticas aos Postos de Saúde fechados, às obras inacabadas no bairro Frei Calixto e em outras partes da cidade. Por fim, desejou que 2016 seja um ano transparente.
Aparecido dos Santos Viana (Cido/PSD) declarou que está sendo tratado com indiferença, sem prestígio com o governo e prometeu deixar o PSD, mesmo partido da prefeita. “Pela primeira vez na história, foi desativada a unidade de saúde em Pidorama. Mesmo com apenas três funcionários concursados, a secretária de saúde disse que o motivo foi a necessidade de cortar gastos”. O vereador ainda falou sobre o descaso com as obras na localidade e em outras comunidades, como Agrovila e Vale Verde, que ele representa.
Na sequência, Antônio Geraldo Couto (PSB) defendeu o governo e a permanência do colega na base aliada. “Já vi de tudo nesta casa, entre oposição e situação. O Cido é como o prefeito de Pindorama e vai continuar com o governo. De traidor ele nunca vai ser chamado porque luta pelo povo. Mas se fecharam cinco postos de saúde, serão abertos 15. A cidade nunca mais vai ser a mesma até 2016”.
O presidente da Câmara, Elio Brasil, falou sobre o desgaste e cobranças no trabalho como vereador. Ele respondeu às críticas de Danilo em relação às sessões extraordinárias dizendo que estão sendo marcadas de acordo com o Regimento Interno e por ações em prol de Porto Seguro. O presidente ainda desejou a todos, em especial à população que comparece às sessões na Câmara, aos funcionários da Casa, aos demais vereadores e a imprensa um feliz Natal e um Ano Novo cheio de vitórias. “No próximo ano estaremos aqui com o oxigênio renovado para atender a todos”, disse.
O vereador Valcledes Seara (Corea), representante do partido PRTB na região, convidou Cido para se filiar ao partido dele.
Projetos aprovados em 2ª votação
Executivo Municipal
– Projeto de Lei Nº 044/2015 – com uma (01) Emenda Aprovada –, estabelece normas para instituição de loteamentos fechados no município de Porto Seguro/BA e dá outras providencias. Quórum: Maioria Absoluta de acordo com o art. 142 do RI;
Legislativo Municipal
– Projeto de Lei Nº 043/2015, de autoria do vereador Aparecido dos Santos Viana – reconhece como de Utilidade Pública Municipal a União Baiana de Artes Marciais Yoshihide Shinzato. Quórum: Maioria Absoluta de acordo com o art. 142 do RI.
Os projetos citados acima foram aprovados por unanimidade dos presentes. Alguns vereadores, como de costume, deixaram a sessão antes do término e, com menos de 2/3 dos presentes, a votação de outros projetos foi comprometida.