O Awê Pataxó deu boas vindas à Tocha Olímpica no Marco do Descobrimento, de onde o índio Raoni Siqueira, totalmente caracterizado, seguiu conduzindo a chama pela Cidade Histórica de Porto Seguro. O revezamento pelas principais ruas da cidade contou com 32 condutores, tendo o diferencial de um dos participantes fazer parte do percurso sobre um skate.
O atleta de taekwondo, Matheus Garcia, entrou no corredor da Passarela do Descobrimento provocando emoção e fazendo o público de milhares de pessoas vibrar ao acender a Pira Olímpica. “Carregar esta chama me trouxe um sentimento indescritível porque sei de seu significado evocando os princípios olímpicos e a união entre os povos”, disse emocionado.
A prefeita Cláudia Oliveira enalteceu a alegria de colher os frutos de um trabalho árduo para realizar esta grande festa. “Hoje é um dia feliz, estou muito emocionada por nossa cidade fazer parte deste grande acontecimento esportivo, projetando Porto Seguro para o mundo todo”, afirmou em seu discurso.
Cidade Celebração
Primeira cidade celebração da Bahia, Porto Seguro recebeu um grande evento na Passarela do Descobrimento com o encerramento do percurso da tocha. A festa iniciou ainda a tarde com apresentações de Taekwondo, Karatê e Capoeira; do Coral Municipal e shows com Dj’s e dançarinos.
Nesta oportunidade, a prefeita Cláudia Oliveira, acompanhada do secretário estadual de Esporte, Álvaro Borges; deputado estadual, Robério Oliveira; secretário municipal de Esportes, Charles Parracho (Tate) e vereadores, homenageou vários atletas de destaque do município. “O clima olímpico deixa um legado em nossa cidade com o incentivo a diversas modalidades esportivas, que sempre apoiamos e tem nos trazido orgulho”, completou.
Para abrilhantar o evento, o grupo de dança Brazouka fez a apresentação final deste dia histórico, contando a história do Brasil com apresentações de dança, música e vários ritmos afros e brasileiros.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro