Porto Seguro: está chegando o 2º Porto Seguro Rosa

Porto Seguro: está chegando o 2º Porto Seguro RosaO segundo PORTO SEGURO ROSA: UMA ATITUDE DE PEITO, que será lançado dia 1 de outubro, com a grande caminhada pela vida e ações de saúde, está chegando para mobilizar toda a sociedade na luta contra o câncer de mama. É o mês no qual acontecerá a importante campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença que já matou em 2013, no Brasil, 12.705 mulheres.

Os contínuos esforços implementados pelo município em combater a doença, através do desenvolvimento do Programa Saúde da Mulher, realizou de janeiro a dezembro de 2013, conforme indicadores do SISREG, Sistema de Regulação, 3.781 mamografias entre as mulheres na faixa dos 40 anos. Em 2014, até o mês de agosto, os números já contabilizam 2.720 mamografias de rastreamento. A meta para o mês de outubro, repetindo o sucesso do programa Porto Seguro Rosa, é realizar 2000 exames, considerando a ampliação ao acesso com o credenciamento de mais um mamógrafo.

“O Projeto Outubro Rosa representa um grande sucesso no nosso município, tendo em vista os relevantes números de mamografias realizadas em 2013 e neste ano. A mobilização coletiva para a socialização de informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama é fundamental. O Porto Seguro Rosa é um elo participativo do poder público, privado, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde e população em defesa da vida”, afirma a Secretária de Saúde, Edna Alves.

O Ministério da Saúde divulgou nesse ano, portaria de número 1.101, que preconiza nova regra estabelecendo prioridade para exames de mamografia a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. A resolução defendida pelo Ministério da Saúde está baseada em estudos que comprovam maior incidência do câncer de mama em mulheres com esta faixa etária.

A Prefeita de Porto Seguro reforça o envolvimento integrado de todos os profissionais da saúde no planejamento estratégico e as efetivas ações de educação em saúde da mulher na prevenção do câncer de mama durante todo o ano.

“O Programa Porto Seguro Rosa está associado às múltiplas atividades de saúde da mulher que são realizadas diariamente nas Unidades de Saúde da Família. Trata-se de um grande projeto que objetiva reduzir a incidência do câncer de mama em Porto Seguro, alertando às mulheres sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce da doença, que é a segunda mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A nossa gestão prioriza a vida. Portanto, quanto mais cedo for detectada a doença, maior a possibilidade de cura”, enfatiza a prefeita.


ASCOM-SECRETARIA DE SAÚDE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui