Porto Seguro: Escolas municipais participam de Campanha no combate a hanseníase e verminose

Pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha de combate a hanseníase e verminose nas escolas de Porto Seguro está sendo promovida durante todo o mês de agosto. O intenso trabalho implementado pela Atenção Básica, junto ao Programa de Saúde na Escola, tem a finalidade de realizar avaliação física das crianças de 5 a 14 anos do ensino infantil, médio e fundamental nas escolas municipais e indígenas, com o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de hanseníase em crianças e adolescentes. A ação abrangerá 106 escolas, com a meta de alcançar mais de 22.000 alunos.

Entre as estratégias da campanha, o município disponibiliza nas salas de aula, material educativo e formulário que deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis, como mecanismo na busca ativa de casos de hanseníase. Por meio do documento, classificado de ficha de autoimagem, a família terá a possibilidade de comunicar a existência de sinais como manchas ou nódulos identificados na pele dos filhos. O material será recolhido pelas equipes de saúde e nos casos suspeitos, as crianças serão avaliadas pela médica referência em prevenção e tratamento de hanseníase, Patrícia Altoé.

“A participação dos pais é indispensável, principalmente por ajudarem diretamente investigando o aparecimento de manchas que podem indicar a incidência da hanseníase, dessa forma, a família oferece informações fundamentais para colaborar com o trabalho de busca ativa dos profissionais de saúde. Os casos suspeitos serão encaminhados para consulta e os que receberem diagnóstico positivo serão submetidos a exames na unidade de saúde mais próxima da casa do estudante, com tratamento imediato”, afirma a secretária de Saúde, Edna Alves.

No combate a verminose, o município distribui o medicamento albendazol usado para eliminar vermes intestinais e impossibilitar a sua sobrevivência dentro do corpo.

A prefeita Cláudia Oliveira salienta que o diagnóstico precoce da hanseníase, evita consequências graves, como deformidades através do tratamento adequado ofertado pelo Sistema Único de Saúde. “A parceria e colaboração das escolas no sentido de mobilizar a comunidade escolar são de fundamental importância para o sucesso da campanha e eliminação dos riscos dos casos de verminoses e hanseníase em crianças e adolescentes. É importante lembrar que, quando a hanseníase é detectada no início, não há comprometimento dos nervos e os riscos de sequelas são pequenos. Portanto, convido a todos os pais a estarem conosco nesta luta em favor da saúde dos nossos jovens”, declara.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui