Porto Seguro: Encontro reúne jovens indígenas de 38 Aldeias Pataxó do Sul e Extremo Sul da Bahia

De 14 a 16 de janeiro, a Aldeia Indígena Pataxó Barra Velha (conhecida como Aldeia Mãe), em Porto Seguro, irá reunir mais de 400 jovens e lideranças de 38 aldeias no 1º Encontro Territorial da Juventude Pataxó da Bahia, que está sendo promovido pelo Instituto Mãe Terra e pela Comissão de Jovens Indígenas Pataxó, com patrocínio da Petrobras e apoio das Superintendências Indígena e da Juventude de Porto Seguro, da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT), da Fundação Nacional do índio (Funai), da Iniciativa Privada, de Instituições Apoiadoras Locais e de Associações Representativas Indígenas.

Sediado na Aldeia Mãe, o encontro terá como tema “Pelo Protagonismo, Participação Social e Autonomia dos Jovens Pataxó” e buscará promover a integração social e o intercâmbio entre as aldeias indígenas do Sul e Extremo Sul da Bahia e a discussão e proposição de políticas públicas afirmativas voltadas à juventude Pataxó, além de valorizar e afirmar a cultura indígena na região.

Dados da Funai de 2006 apontam uma população indígena no município sede do evento estimada em mais de 10 mil indivíduos, dos quais aproximadamente 25% são jovens na faixa etária entre 15 a 29 anos de idade. Com 18 aldeias, acumula um capital simbólico de ter sido o palco dos primeiros contados oficiais entre ameríndios e portugueses. Os Pataxó que aqui vivem, carregam consigo uma história de mais de 515 anos, repletos de perdas, resistências e recomeços.

Segundo o diretor Executivo do Instituto Mãe Terra, Altemar Felberg, o encontro buscará justamente debater diretrizes e linhas de ação em oito importantes áreas que culminem na proposta de Criação do Conselho Territorial da Juventude Pataxó do Sul e Extremo Sul da Bahia – uma demanda dos jovens Pataxó encaminhada na etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista. “Os jovens Pataxó têm a missão e a responsabilidade de defender sua cultura, costumes e tradições, importantes elementos que os tornam protagonistas do processo de autonomia de seu Povo. Com este propósito nasceu à ideia de realização do 1º Encontro Territorial da Juventude Pataxó da Bahia, buscando justamente oportunizar um espaço onde o Jovem Pataxó possa ouvir e ser ouvido”, destacou Felberg.

Ainda na ocasião do encontro será realizada a culminância do Projeto Avante Juventude Pataxó, que promoveu durante um ano e oito meses a formação social e qualificação profissional de 360 jovens indígenas de 11 aldeias Pataxó – Mata Medonha, Coroa Vermelha, Juerana, Aldeia Velha, Imbiriba, Barra Velha, Meio da Mata, Boca da Mata, Guaxuma, Pé do Monte e Aldeia Nova. A programação do evento contará com apresentações culturais, certificação de participantes e apresentação dos resultados e impactos alcançados pelo referido projeto.

Gestão Empreendedora para o Associativismo, Formação de Multiplicadores na Prevenção e Promoção de Saúde em Terras Indígenas, Formação de Auxiliares Administrativos na Promoção e Suporte a Projetos Comunitários, Quintal Produtivo, Etnoturismo Pataxó e Artesanato Sustentável foram alguns dos cursos oferecidos pelo Projeto “Avante Juventude Pataxó” patrocinado pela Petrobras.

Para o Instituto Mãe Terra, o projeto “Avante Juventude Pataxó” contribuiu para um importante avanço nas políticas de atendimento à juventude brasileira, com igualdade de oportunidades, concretizando ações efetivas de inclusão social e profissional de grupos vulnerabilizados e, sobretudo, compondo a justiça histórica cabível aos Povos Indígenas do nosso país.

 

Ascom do Instituto Mãe Terra

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui