Porto Seguro: Empresários do trade turístico aprendem sobre gestão financeira

Doze empresários da cidade estão participando do programa Sebrae Mais e já implantaram mudanças em seus negócios

Mais organização das atividades operacionais e aumento do fluxo das informações financeiras. Essas são as principais mudanças que doze empresários de Porto Seguro estão percebendo durante sua participação no programa Sebrae Mais, que começou no primeiro dia de julho e termina no dia 10 de outubro. Os empresários, em sua maioria, atuam no trade turístico da cidade, e estão fazendo o módulo “Gestão Financeira – Do controle à decisão”. Eles já sentiram que o que aprenderam está possibilitando o conhecimento e melhor domínio sobre a atual situação financeira de seus negócios.

O Sebrae Mais é voltado para donos de negócios cujas empresas tenham pelo menos dois anos de funcionamento e já tenham superado questões básicas de gestão nas áreas de recursos humanos, processos, marketing e finanças. O programa possibilita troca de experiências com empreendedores de sucesso e busca de soluções para o desenvolvimento das empresas.

Um plano de contas bem ajustado, o fluxo de caixa controlado e uma classificação das despesas fixas e variáveis mais correta foram os resultados alcançados até agora pela empresária Renata Tardim, do Hotel Estalagem. Ela, porém, ainda espera mudanças ainda mais significativas até o final do módulo, como a implantação de melhorias nas rotinas administrativas, para dar mais segurança e melhores resultados na gestão do hotel.

Já Ricardo Rezende, da Pousada Varanda do Sol, está utilizando os conhecimentos adquiridos a partir do programa para cortar custos , principalmente os gastos com energia elétrica. Ele aprendeu que, para economizar, às vezes é preciso investir. Ricardo instalou células fotoelétricas nos apartamentos e corredores da pousada, além de placas solares. O empresário está estudando também a mudança dos aparelhos de ar condicionado.

“O programa Sebrae Mais foi feito para empresários que já conquistaram seu espaço no mercado e agora estão interessados em evoluir e aprimorar seus negócios”, explica o coordenador do Sebrae no extremo sul, Jorge Cunha. “A estagnação é a morte do negócio, por isso, para crescer, é preciso sempre aprender”, concluiu.

O módulo “Gestão Financeira – do controle à decisão” é uma solução criada pelo Sebrae para empresas que buscam melhorar os resultados na sua gestão financeira. A solução é indicada para o empresário que quer desenvolver competências para controlar, analisar, planejar e simular informações financeiras do seu negócio para a eficiente tomada de decisões.

A proposta utiliza a internet como ferramenta para interação com o facilitador, que durante todo o período de estudo está disponível para tirar dúvidas e avaliar a aplicação do aprendizado na empresa. A aprendizagem é significativa, contextualizada e prática, pois a partir do diagnóstico empresarial cada participante tem um plano de capacitação feito sob medida, exclusivo para atender a suas necessidades e às da empresa.

A solução tem duração de aproximadamente três meses e, ao final, será feita uma avaliação comparativa com o diagnóstico inicial e uma narrativa da aplicação de projetos, técnicas e instrumentos, além de serem projetadas expectativas para o futuro.

 
Fonte: Débora Vicentini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui