Porto Seguro elabora Plano de Recuperação da Mata Atlântica

Lideranças expressivas ligadas ao meio ambiente na Bahia e no Brasil estão em Porto Seguro para a 1ª Oficina Participativa do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que está sendo realizada nos dias 1º e 02 de outubro, no Centro de Cultura. O plano está sendo elaborado pela Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, Gamba (Grupo Ambientalista da Bahia), Conservação Internacional e Movimento de Defesa de Porto Seguro.

A elaboração do PMMA está prevista pela Lei da Mata Atlântica Nº 11.428/2006. Mesmo assim, no Estado da Bahia, apenas Porto Seguro e Ilhéus estão trabalhando pela sua viabilização. O plano vai indicar, de forma participativa, ações preventivas à destruição da vegetação nativa e recomendações para a conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.

“Cada vez mais temos que colocar os municípios para cuidar da Mata Atlântica e não ficar esperando dos governos estadual e federal ações para conservação e recuperação do meio ambiente. E essas ações devem partir não apenas da Prefeitura, mas de todos os atores envolvidos no processo”, diz o coordenador do Gamba, Renato Cunha. Ele explica que o primeiro passo é a elaboração de um diagnóstico completo, e em seguida, a elaboração de um plano de ação, com visão de futuro.

O evento de abertura contou ainda com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Bené Gouveia; Agricultura, Aliomar Bittencourt e Turismo, Luis Otavio Borges; do presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; do promotor de Meio Ambiente, Wallace Carvalho; do gerente de Sustentabilidade da Veracel, Renato Carneiro; do gestor da APA Trancoso-Caraíva, Euclides Senna; além de vereadores, ambientalistas e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.

Mais informações sobre o plano através do site www.pmma.etc.br [1].

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui