O secretário de Saúde de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa, e as enfermeiras Beatriz Duarte e Daniela Lima, participaram do 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que foi realizado entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia, e teve como tema “O SUS Que Falta no Brasil”.
Considerado um dos principais eventos de saúde pública da América Latina, o encontro reuniu mais de 10 mil congressistas, 1.691 secretários municipais de saúde, e também contou com a presença da Ministra da Saúde, Dra. Nísia Trindade. “Foi um evento de grande importância para trocarmos experiência e nos capacitarmos dentro do que há de melhor na gestão da saúde pública do Brasil”, afirmou o secretário Paulinho Toa Toa.
Durante o evento, as enfermeiras e servidoras do município apresentaram duas experiências exitosas em gestão de saúde e enfrentamento de infecções sexualmente transmissíveis, sendo uma delas sobre análise das Comissões Intergestoras Regionais (CIRs) do Estado da Bahia durante o ano de 2022, apresentada por Beatriz Duarte. A outra experiência abordou o trabalho sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis através da transmissão vertical (da mãe para o bebê durante a gestação), feito por Daniela Lima.