Porto Seguro destaca-se entre as 15 melhores experiências inovadoras no Brasil na área da saúde

Porto Seguro destaca-se entre as 15 melhores experiências inovadoras no Brasil na área da saúde
Porto Seguro destaca-se entre as 15 melhores experiências inovadoras no Brasil na área da saúde. Fotos Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro, em ação integrada à Atenção Básica e o Núcleo de Educação permanente, foram premiados com o relevante trabalho “Interação ensino-serviço–comunidade: uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde Porto Seguro BA”,  idealizado pela Secretária de Saúde, Edna Alves, Superintendente da Atenção Básica, Josyane Garcia e a Coordenadora do Núcleo Permanente em Saúde, Maria da Conceição Julião Badaró.

Consagração nacional

Das 251 experiências inscritas no país, Porto Seguro consagrou-se entre as 15 melhores do Brasil que receberam o certificado de reconhecimento de experiência inovadora. O município obteve premiação durante o pré- congresso da ABRASCO, (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25/07. Representando o município participaram do evento a Superintendente da Gestão do Trabalho, Ingrid Levi e o Superintendente Interino da Atenção Básica, Gleison Souza.

“Com foco na Educação Permanente em Saúde, Porto Seguro conquistou, sem dúvida alguma, mais esta relevante conquista nacional, por apresentar experiências exitosas que potencializam a formação e aprimoramento dos trabalhadores e profissionais de saúde em nosso município. Buscamos ampliar o trabalho participativo ao abranger os pilares ensino, serviço e comunidade, onde todos são beneficiados. Parabenizo o grande empenho de tantos profissionais reunidos. Nossa proposta é referenciar o modelo de boas práticas, qualificando a assistência do serviço desenvolvido na atenção básica na cidade de Porto Seguro, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes, futuros profissionais de saúde, dinamizando a troca de saberes, fomentando a identificação dos problemas, bem como a resolutividade”, afirma a prefeita Cláudia Oliveira.

Sobre o projeto

O projeto premiado trata-se da parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O trabalho é integrado ao PETSaúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) Gradua SUS desenvolvidos durante 2 anos  (2016-2018) na unidade de saúde do Arraial Bairro, em ação integrativa envolvendo a instituição de ensino superior (professores e alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) serviços de saúde  (médicos, enfermeiros e agentes comunitários) e população local (usuários e cidadãos) com foco na melhoria dos processos de trabalho na atenção básica e na qualificação profissional dos estudantes, tendo como fio condutor a Educação Permanente em Saúde.

Pioneirismo

O laboratório de Inovação em Educação na Saúde com ênfase na Educação Permanente é uma iniciativa pioneira na América Latina por realizar um mapeamento das experiências de Educação Permanente, que aportam elementos pioneiras neste campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui