A Agência de Capitania dos Portos em Porto Seguro foi elevada à categoria de Delegacia de 2ª classe, em cerimônia realizada na sexta-feira, 19.
A agência foi criada em 20 de abril de 1978, com a extinção da agência de Belmonte, tendo como propósito contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica proveniente das embarcações.
Em virtude da crescente demanda de atividades náuticas na região, o Comandante da Marinha resolveu elevar a agência à categoria de Delegacia. Com isso, será viabilizado um aumento do efetivo e maior capacidade operacional. Além de possibilitar o recebimento de mais recursos e melhor estrutura de fiscalização com novos veículos e embarcações.
Troca de Comando
Na mesma oportunidade, foi realizada a troca de comando. O agente da Capitania, Jorge Cordeiro de Oliveira, passou o comando para o capitão-de-coverta Carlos Augusto de Souza Júnior, que ao assumir a direção da instituição, passa a atuar como Delegado da Capitania.
Ao ser encerrada a cerimônia, o comandante do Segundo Distrito Naval; acompanhado do capitão dos Portos da Bahia; do delegado empossado; do ajudante; do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes; do chefe de Gabinete da Prefeitura de Porto Seguro, Jairo Moutinho; e do presidente da Soamar Porto Seguro, Moacyr Andrade, descerraram a placa da Delegacia, e inauguraram a rampa de embarcações e o píerflutuante, além de visitar todas as instalações do local.
Fonte: Verônica Menezes/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro