Porto Seguro sente a perda de um distinto filho, que faleceu na madrugada de domingo. Por volta das 3h40min, aos 37 anos, o secretário de Esportes de Porto Seguro, Oberdan Costa, foi vítima de um infarto fulminante enquanto assistia a uma luta na televisão.
O secretário foi socorrido pelo pai, Adelino José da Costa, de 71 anos, e segundo ele, em poucos minutos a ambulância do SAMU já prestava os primeiros socorros. “Oberdan ainda chegou com vida ao hospital, mas não resistiu”, lamenta o pai. Ele parte deixando a família, muitos amigos e a namorada Ana Cláudia, grávida de tres meses.
O velório aconteceu na Câmara Municipal de Porto Seguro. Durante o velório, familiares, amigos, correligionários e autoridades externaram pesar pelo seu passamento, de lá, às 16h, os companheiros seguiram em cortejo até o Cemitério de Porto Seguro Morada Eterna, onde deram o último adeus.
Prefeito Abade: “Oberdan era um homem sem mácula em sua biografia”
O prefeito Gilberto Abade enfatizou que o secretário era um homem sem mácula em sua biografia. “Existem três tipos de morte: a física, da qual ninguém escapa, a espiritual e a moral. Só devemos temer as duas últimas. Neste momento, estamos testemunhando a morte física de Oberdan, porque a morte moral não passou por ele, tampouco a espiritual. Ele tinha uma postura independente e como exemplo disso posso mencionar que trabalhou com Ballejo durante dez anos e nunca votou no vice-prefeito, fato que em nada abalou a confiança entre ambos. Homem simples, bom, de coração manso, Oberdan se vai, mas não descuidaremos da sua família. Por tudo que fez por Porto Seguro, não podemos esquecer o seu legado”, afirmou o prefeito.
Amigos e correligionários se despedem
O padre Reinaldo Reis, da Paróquia São Sebastião, conduziu a cerimônia fúnebre, que foi acompanhada pelo prefeito Gilberto Abade; o vice-prefeito, Miguel Ballejo; o deputado federal Jânio Natal; a deputada federal Alice Portugal (PC do B); o secretário de Assuntos Internacionais da Secopa, Marcos Costa; o presidente da subseção da OAB de Porto Seguro, Amílcar França Pinto; os vereadores Marcos Rodrigues, Enildo Rodrigues, Dilmo Santiago, Gilvan Florêncio e Nilson Cardoso; secretários municipais, entre outros.
A deputada Alice Portugal transmitiu a homenagem da direção estadual do PC do B, partido do qual Oberdan era filiado, e destacou características pessoais do falecido secretário. “Para a despedida do nosso companheiro, estiveram presentes pessoas de todas as classes sociais, graduados e proletários, autoridades e servidores públicos. Oberdan não teve a chance do grande estudo, mas era um homem nobre, educado, amigo”, declarou a parlamentar, acrescentando que o dia foi de profunda tristeza, o que é uma perda irreparável para o município. Ela ainda diz que “para a política tão difícil desta cidade, a juventude perde um líder que nunca pensou em si próprio, que tinha a capacidade de repartir, de trabalhar pelo coletivo. Para o prefeito Abade, o vice Ballejo e o deputado Jânio o nosso partido deixa um grande abraço nesta tarde de domingo, na cidade mais bonita do rasil, onde nos falta um pedaço. Adeus camarada”, explanou Alice Portugal.
História de vida
Oberdan nasceu em Porto Seguro, no dia 27 de julho de 1973. Durante sua vida, trabalhou em diversos hotéis da cidade, mas foi na política, onde encontrou sua maior inspiração. Há seis anos iniciou sua militância e, atualmente, era o presidente do diretório municipal do PC do B, do qual foi o fundador, tendo sido indicado pelo partido para assumir a Secretaria Municipal de Esportes.
O secretário era tido como um profissional dedicado e equilibrado. “Desde a fundação do PC do B, nos momentos mais difíceis era ele quem unificava o partido e colocava no trilho certo”, diz o companheiro de partido, Zeca Santana.
O empresário e também membro do partido, Jaílson Ferreira, conheceu Oberdan em 2006. “Ele era muito inteligente, sensível e conhecia muito a política. Uma pessoa simples, com quem eu aprendi muito”, atesta o empresário. Jaílson reforça a imagem do ex-secretário como uma pessoa equilibrada. “Ele era uma pessoa muito competente, centrada, que tinha muita cautela e equilíbrio na hora de tomar decisões. Vai ser o nosso eterno presidente do partido”, salienta Jaílson, acrescentando saudades eternas.
“Nestes sete meses de convivência com o secretário, quase diariamente, posso dizer que Oberdan era um homem extremamente gentil, educado, atencioso, cumpridor zeloso de seus deveres, muito comprometido, de uma índole maravilhosa, com muita retidão de personalidade e caráter. Excelente companheiro de trabalho. Mas devemos entender que ‘quando Deus quer, não há quem não queira’, e Ele quis Oberdan ao seu Lado”, diz a secretária de Governo e Comunicação, Sandra Rizo. Ela diz que o prefeito, todo o secretariado municipal e companheiros de trabalho estão muito fragilizados com esta perda inesperada, diz a secretária, Sandra Rizo, despedindo-se do amigo.
Hilda Rodrigues / Pedro Ivo