Porto Seguro: Curso de gestão financeira auxilia empresários

As orientações do consultor revelaram a importância do controle de caixa como ferramenta para superar os períodos de baixa estação

Chegar ao preço final dos produtos é um dos desafios da empresária Juliana Santos, há dois anos à frente do supermercado JJ Ideal, que funciona no bairro Cambolo, em Porto Seguro. “Como a quantidade de produtos que trabalhamos é grande e a margem de lucro em cada um deles é pequena, saber qual preço cobrar é nossa principal dificuldade no dia a dia do negócio”, explicou. Com o objetivo de  esclarecer esta dúvida e saber mais sobre finanças da empresa, Juliana e mais 26 empreendedores participaram do curso de gestão financeira Na Medida, oferecido na sede do Sebrae Porto Seguro, nas noites de 26 a 30 de maio.

Com temas como custo fixo e variável, margem de lucro, demonstrativo de resultados e formação do preço de vendas, o treinamento de 20 horas agradou a empreendedora Neusa Dreckmann. “Como fazer o fluxo de caixa” foi o destaque do curso para ela, que fazia o controle do “seu jeito” na empresa Filhas D’Areia, comércio de linha praia no distrito de Arraial D’Ajuda, em atuação há pouco mais de um ano e meio. “Estou trabalhando para fechar negócio com uma marca de biquínis de Salvador, por isso, o treinamento financeiro veio na hora certa para me ajudar a clarear minhas dúvidas e tomar decisões”, completou.

O consultor do Sebrae, Ângelo Herzog, explica que, apesar de atuarem em segmentos empresarias diferentes, os participantes do evento partilham a sazonalidade como um desafio em comum na região turística. “Eles precisam adaptar seus negócios a isso, e um assunto que trabalhamos foi a possibilidade de fazer o demonstrativo anual de resultados sempre no mês de março, para incluir o período do verão em seus rendimentos e poder recomeçar o controle logo após a época de maior rendimento”, exemplifica.


Fonte: Cyntia Farabotti / Ascom do Sebrae

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui