Raysa Marques, de 11 anos, teve morte cerebral atestada pelos médicos.
Sinais vitais dela são mantidos por aparelhos.
Familiares e amigos da menina que está internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, a 530 quilômetros de Salvador, com o diagnóstico de meningite meningocócica, o tipo mais grave da doença, começaram a receber medicamentos para evitar que a doença se espalhe. Raysa Santos Marques, de 11 anos, teve morte cerebral atestada pelos médicos na terça-feira (5).
A menina está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 31 de julho. Segundo familiares, os sinais vitais dela são mantidos com ajuda de aparelhos. “A família está passando por um processo muito ruim porque além de perder a Raysa, que já deu morte encefálica, tem que conviver com a dor do coração dela ainda estar batendo. Ela é uma criança muito forte, é nova, tem 11 anos”, lamenta Rilan Marques, tio da garota.
A menina reside no bairro de Casas Novas. Técnicos da Secretaria de Saúde de Porto Seguro estiveram na escola onde ela estuda para conversar sobre a doença com os pais dos alunos
Este é o 30º caso de meningite registrado na Bahia em 2014, o primeiro em Porto Seguro. “Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa, prostração, mialgia, rigidez de nuca. Mediante esses sintomas as pessoas devem procurar um prontoatendimento, uma assistência médica”, explica a médica Sandra Carvalho.
Fonte: G1, com informações da TV Santa Cruz