Porto Seguro contará com amplo Sistema de Monitoramento por câmeras

Por Daniel do Vale / O Sollo

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado, Prefeitura, entidades representativas e empresas locais

Um amplo Sistema de Monitoramento será implantado no município, em regiões estratégicas, com maior número de ocorrências e aglomeração de pessoas. O projeto “Adote uma Câmera e proteja sua cidade” é uma parceria público-privada entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), Prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Extremo Sul (ABIH-BA), Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurante do Extremo Sul (Sindhesul-BA) e empresas locais.

As câmeras funcionam interligadas com o departamento de monitoramento, que fica dentro do Centro Integrado de Comunicações (CICOM), no 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). O modelo tem capacidade para 180 câmeras e além de Porto Seguro, atende Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Belmonte, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Itapebí, onde as chamadas franqueadas são filtradas e direcionadas para os prepostos da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiro.

De acordo com o capitão da Polícia Militar, Márcio Henrique Nascimento, houve uma pesquisa por pontos mais sensíveis e críticos para implantação do sistema. “Sete câmeras já funcionam no bairro Baianão e outras 33 unidades chegarão a partir do dia 13, doadas pela SSP-BA, destinadas às áreas comerciais, residenciais e turísticas. A expectativa é instalar até 90 câmeras em Porto Seguro até o fim do ano, envolvendo distritos como Trancoso e Arraial d’Ajuda”.

O projeto tem como objetivos atender as demandas por segurança da comunidade em tempo real e imediato, prevenindo e inibindo as atividades ilícitas; contribuir com o serviço de inteligência policial, no abastecimento de banco de dados, integrando o sistema de segurança pública da cidade; registrar imagens para posterior serviço de investigação, além de aumentar a sensação de segurança do cidadão, por consequência o índice de confiabilidade.

Segundo o major Carlos Humberto da Silva, comandante do 8º BPM, o monitoramento por câmeras é mais uma ferramenta à disposição do Sistema de Defesa Social para promover segurança pública de qualidade na região da Costa do Descobrimento.

Parceria público-privada

Para os interessados em “adotar uma câmera”, o investimento é de R$ 12 mil por cada unidade Speed Dome. A tecnologia permite um zoom óptico de 18 vezes e zoom digital de 10 vezes, com abertura focal; atinge uma rotação horizontal de 360º e movimento vertical de 180º, possui imagem em alta resolução, entre outros benefícios.

Mas ainda há a opção pela câmera fixa, mais simples e mais barata. Neste caso o investimento é de R$ 3 mil.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui