Porto Seguro: Companhia teatral se apresenta nos dias 4 e 5 de outubro

Ficção, memória e imaginação na peça “Bagunçu”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com mais de dez anos de história, a Cia Operakata de Teatro se apresenta em Porto Seguro nos próximos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Cultura, às 20h. O grupo está circulando pelo interior da Bahia com o espetáculo “Bagunçu – Memórias em Cena”, que tem o patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) por meio de seleção em edital de patrocínio cultural. Além de Porto Seguro, as cidades de Valença e Itabuna também estão no itinerário.

“Bagunçu – Memórias em Cena”

O espetáculo, que já foi apresentado em Vitória da Conquista em 2008 e 2012, é marcado pela interação entre realidade, ficção, memória e imaginação. O texto, de autoria do diretor Gilsergio Botelho, parte do desejo de resgatar suas memórias de infância. Mas, vai além: toma como pano de fundo a Tragédia do Tamanduá, chacina ocorrida na Imperial Vila da Vitória, atual município de Vitória da Conquista, em 1895, fazendo um recorte a partir da personagem Belinha. A protagonista leva o espectador a uma viagem pelas memórias e sonhos de uma mulher sertaneja.

Fatos históricos, recordações e ficção se mesclam para fazerem surgir Bagunçu: a história de uma menina sonhadora que transforma uma realidade, por vezes trágica, em uma declaração de amor à vida. À medida que Belinha vai narrando seu cotidiano, desfilam aos olhos do público a vida nordestina do início do século XX, com todos os seus infortúnios. Ainda assim, a peça não se fixa nos aspectos sociais ou econômicos do sertão brasileiro. Busca fazer uma leitura poética dessas realidades a partir da protagonista. Para além de uma realidade cheia de dificuldades, Belinha nos apresenta outras camadas desse universo.

Além das apresentações, acontecerão uma oficina gratuita de Interpretação Teatral e um bate papo sobre o espetáculo, o grupo e o seu processo de criação. Os interessados em participar da oficina devem enviar currículo e carta de intenção para o e-mail: [email protected]

Cia Operakata de Teatro

Criada em 2003 pelo diretor e ator Gilsergio Botelho, a Cia Operakata de Teatro se dedica à pesquisa e experimentação das mais diversas linguagens cênicas, mantendo um repertório de espetáculos autorais. Ao longo de dez anos contínuos de atividades, a companhia vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas de formação e apresentação de espetáculos na região sudoeste da Bahia. Participa ainda de festivais nacionais e internacionais, sendo o único grupo do interior baiano, no ano de 2012, selecionado para participar da 13ª Edição do Festival de Cenas Curtas do Cine Horto Galpão/BH. Ainda em 2012, a Cia participou do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT/2012) e do V Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2012).

Serviço

“Bagunçu – Memórias em Cena”

Data: 4 e 5 de outubro

Local: Centro de Cultura de Porto Seguro

Horário: 20h

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

 

 

 

Fonte: Ascom

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui