Cippa resgata gavião-real em Vera Cruz

A Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental –CIPPA, resgatou nesta segunda-feira, dia 18 de junho, um gavião-real, também conhecido como Harpia.

A ave é um indivíduo jovem, com idade estimada em 2 anos e foi encontrada no interior da fazenda Sertaneja, em Veracruz, distrito de Porto Seguro, após a Polícia Militar ser avisada pelos funcionários da fazenda, a Sra. Landy, a Sra. Norma e o Sr. Cosme Leônidas.

A Harpia foi transferida para a Estação Ecológica do Pau-Brasil/CEPLAC, onde recebeu os primeiros cuidados na sede da CIPPA, sendo então enviada para análise médico-veterinária, realização de exames e avaliação clínica pelo Centro Médico Veterinário –CEMEVE, unidade especializada no tratamento de animais silvestres na cidade de Eunápolis.

Após a avaliação médica, a harpia será submetida a uma análise técnica, para verificar a possibilidade de sua inclusão no Programa Nacional de Conservação do Gavião Real, passando a integrar o plantel de indivíduos acompanhados pelo Projeto Harpia da Mata Atlântica, uma iniciativa voltada para a pesquisa, reabilitação, soltura, e conservação da população de Harpias na região sul da Bahia, um projeto financiado pela Veracel Celulose S.A. e desenvolvida com o apoio da CIPPA, IBAMA, INPA, INPE, SOS Falconiformes, ABFPAR e CRAX.

Segundo a CIPPA em Porto Seguro, o resgate desta Harpia é um reflexo do trabalho desenvolvido pelas forças de segurança pública na região sul da Bahia, com o consequente aumento da confiança da população, que cada vez mais contribui através de telefonemas com informações de interesse, como ocorreu com esta Harpia, resgatada após a CIPPA ser informada de sua presença por populares.

As Harpias são as aves de rapina mais poderosas do mundo, não existindo nenhuma outra ave de rapina com tamanha força física. Elas habitam áreas de floresta conservada e são um indicativo da saúde dos ecossistemas onde ocorrem, pois se alimentam de uma grande variedade de presas que dependem da mata conservada, como preguiças, macacos, porcos e veados.

Para Ligia Mendes, Coordenadora da RPPN Estação Veracel, mantida pela empresa Veracel Celulose S.A., é uma honra poder apoiar o projeto de conservação deste animal, contribuindo para o estudo de um animal que é ao mesmo tempo belo e importante, desempenhando o papel de predador de topo de cadeia alimentar.

Pessoas que disponham de mais informações sobre a presença de Harpias na Região Sul da Bahia podem entrar em contato com a CIPPA através do telefone 73 3274 1188

Fonte: CIPPA/PMBA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui