Porto Seguro: Campanha de detecção da hanseníase é concluída com êxito

Porto Seguro: Campanha de detecção da hanseníase é concluída com êxito

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro desenvolveu nos dias 29 e 30/05, a Campanha de detecção dos casos de hanseníase. A ação em parceria com o COSEMS|BA, juntamente com o Laboratório Novartis, contou com a estrutura da carreta da saúde itinerante, equipada com cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da doença, que afeta a pele e os nervos, sendo transmitida por via respiratória.

A unidade móvel instalada na Praça do Trabalhador, Frei Calixto, recebeu a mobilização de uma equipe multidisciplinar de enfermeiros, médicos dermatologistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas para realização de consultas dermatológicas, exames laboratoriais, encaminhamentos clínicos e entrega de medicação para os casos confirmados. O saldo da campanha no município apresenta o total de 222 atendimentos, tendo sido diagnosticados 13 casos.

As ações de controle da hanseníase em Porto Seguro estão descentralizadas em 100% das unidades de saúde da família, nas quais são realizados o diagnóstico, ofertado tratamento ambulatorial com doses mensais de medicamentos supervisionados em todos os pacientes. “O município conta com a médica dermatologista, Patrícia Altoé, referência para atendimento dos casos de hanseníase. Para garantir que os índices da doença no município continuem controlados, agentes de saúde visitam regularmente os bairros da cidade e a zona rural, em busca de pacientes com sintomas da doença”, esclarece a secretária de Saúde, Edna Alves.


Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui