O município de Porto Seguro está celebrando o Novembro Negro. Este é um período em que secretarias municipais e entidades sociais, junto à comunidade, se empenham por meio de várias atividades à consciência negra, debatendo e propiciando reflexão sobre a promoção da igualdade racial e sobre a importância de cada pessoa aliar-se neste processo a fim de ultrapassar as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
No último fim de semana, servidores municipais ligados à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, estudantes e moradores, realizaram uma caminha no Frei Calixto, com saída da Praça da Caixa d’Água, percorrendo todo o centro do bairro, em apoio à iniciativa do Instituto Brasil Chama África.
Ações voltadas à história, cultura, valorização e consciência negra serão realizadas em todo o mês de novembro. O ponto alto da programação acontecerá dia 20: “Dia da Consciência Negra”. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência à escravidão.
“Mediante a importância histórica da cultura negra para o Brasil, estamos fazendo deste mês especialmente dedicado à valorização da cultura afro, com resgate de tradições e valores, bem como, buscando o fim das desigualdades”, diz a secretária da pasta, Lívia Bittencourt.
Ascom da prefeitura