Porto Seguro: Aula inaugural marca início das atividades da UFSB

Porto Seguro: Aula inaugural marca início das atividades da UFSB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ano letivo da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) em Porto Seguro foi declarado aberto oficialmente na noite de 09 de setembro, pelo reitor da instituição, Naomar de Almeida Filho, durante cerimônia realizada no Centro de Convenções, onde irá funcionar o campus Sosígenes Costa. “Declaro abertas as atividades acadêmicas da UFSB”, afirmou o reitor, sob os aplausos calorosos do numeroso público. A solenidade contou com a presença da prefeita do município; do professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, que ministrou a aula inaugural; do presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, além de secretários, vereadores, membros da universidade, alunos e seus familiares.

A vice-reitora da Universidade, Joana Guimarães, lembrou as dificuldades para a criação e instalação da UFSB e de como parecia distante e quase impossível a concretização desse sonho. “Hoje estamos aqui, com 91 professores e quase 900 alunos matriculados, iniciando nossas atividades. Ainda temos muito a trabalhar para que esta universidade cresça forte. Queremos formar nossos jovens para que cada vez mais possamos cantar o Hino Nacional com mais força e mais orgulho.”

Porto Seguro: Aula inaugural marca início das atividades da UFSB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A importância da readequação do espaço do Centro de Convenções para receber os alunos e funcionários da nova instituição foi um dos pontos destacados pelo reitor. Naomar Almeida Filho falou ainda da necessidade de incorporação dos terrenos vizinhos ao prédio, o que segundo ele, já recebeu uma sinalização positiva por parte do poder público. O reitor falou ainda sobre a expectativa em torno do funcionamento da nova instituição, cujo projeto é totalmente inovador. “Está todo mundo de olho na nossa universidade”, disse o reitor, lembrando as palavras do ministro da Educação, José Henrique Paim, durante a inauguração do campus Jorge Amado, no dia anterior, em Itabuna.

Durante a solenidade, que contou com tradução simultânea para a língua dos sinais, a prefeita do município afirmou que “este é um momento histórico para nossa cidade”. Ela foi bastante aplaudida pelo público, ao agradecer o governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff, “por trazer essa universidade e realizar o sonho da juventude do Sul da Bahia”. Segundo a gestora, as famílias de Porto Seguro ficarão mais tranquilas, já que seus filhos não precisão mais sair da cidade para fazer uma universidade. “A valorização de um povo começa pela educação. Estamos muito felizes em abrigar esse projeto, que irá influenciar a vida de nossa cidade de uma maneira muito positiva.”

 

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui